Por:
Ignacio Montanha Teixeira Marques 

 Data: 17/04/2004

 

- Em Julho de 1999 foi lançada a segunda geração do VR6, também disponível numa unidade com cinco cilindros (VR5), que posteriormente atendendo à nova política de nomenclaturas, iniciada pelo Passat 3B em 1997, que aboliu o R (Reihen = Linha) e passando a ser chamado de apenas V5. Nos modelos produzidos no México (Jetta IV VR6) ou em São José dos Pinhais (Golf IV GTi VR6), a nomenclatura antiga foi mantida. 

Atualmente o Golf IV GTi VR6 é montado no Brasil, com motor, transmissão e componentes da suspensão de origem alemã, resultando em um baixo índice de nacionalização, o que se refletiu no alto valor cobrado por cada uma das 97 unidades limitadas do Golf IV GTi VR6 que estão sendo comercializadas no mercado brasileiro, com kit aerodinâmico Votex originário da linha de acessórios esportivos VAG, e outros detalhes especiais.. 

A Revista inglesa CAR, tem uma lista feita pelos próprios jornalistas, elegendo os 10 melhores motores, com grandes nomes como o motor 6 cilindros boxer refrigerado a ar do 911, algumas Ferraris, o V6 do NSX, alguns motores Bmw e também o VW VR6, um fato muito atraente para um veículo que era comercializado com valor em torno de 20 a 30 mil dólares.

Inicialmente o VR6 foi testado com cabeçote 24 válvulas, depois tentou-se um 2.6 com 12 válvulas, também um 2.8 com 18v, para finalmente chegar a conclusão que o 2.8 12v seria ideal para o momento do lançamento, por oferecer uma curva de torque mais plana. Após ser colocado no mercado recebeu o VR6 com 2.9 litros para o Corrado, que prestou serviços também nos veículos equipados com tração Syncro (Golf III, Passat 35i, Sharan). 

Após longos oito anos, foi lançada a unidade com cabeçote multiválvulas, não foi tão simples como se imagina para desenvolver o novo componente, resolvido pela engenharia da VW de uma maneira interessante e eficiente, evitando ao máximo o aumento de peças móveis, o que poderia futuramente resultar numa manutenção mais exigente e cara. 

VR6 12 válvulas

 

VR6 24 válvulas

 

VR5 10 válvulas

 

Além dessas modificações, o sistema de variação utilizado para o comando de admissão e passou a ser disponível também nos motores: VR6 12v e no VR5 10 válvulas, atualmente 20 válvulas. 

 

VR5 20 válvulas

 

Partes: << 1 2 3 >>