Ele mudou? Sim, mas infelizmente, não para nós. Esse é o Novo Santana 3000 apresentado pela Shangai Volkswagen para o mercado Chinês com lançamento para este mês, março de 2004, com preço de US$ 19.500 à US$ 21.700.

 

O Santana chinês segue o mesmo projeto que o nosso modelo desde 1984, porém o modelo 2000 teve seu entre-eixos distanciado em aproximadamente 10 centímetros, otimizando o espaço para os passageiros que vão ao banco de trás. Além disso, a sua ultima re-estilização utilizou somente a nova traseira, a frente e o painel continuavam o mesmo do modelo aposentado por nós em 1999. (Veja mais sobre o modelos chineses)

 

 

As principais diferenças ficam do lado de fora, principalmente na dianteira e traseira, pois sua lateral não mudou nada, assim como o desenho das portas é o mesmo desde 1984, que agora recebe novos frisos posicionados abaixo das portas. Olhando o Santana 3000 é impossível não comparar o modelo ao Phaeton, certo que é uma versão bem mais "magrinha", mas alguns traços do topo de linha da Volkswagen foi a inspiração.

 

A mais notável mudança foi o deslocamento da placa traseira para o pára-choque, uma inovação tanto para o carro, pois a montadora não costuma utilizá-la deslocada de tal forma em seus sedans, além do Phaeton. No lugar do suporte de placa uma capa plástica com o símbolo da Volkswagen, causando um aspecto menos agressivo, mas sem dúvidas os detalhes foram direcionados ao luxo, exemplo disso são as belas lanternas, que apesar do mesmo desenho, apresentam novas lentes.

 

 

Faróis integrados as setas foram adotados, que completam as novas linhas do capô. O pára-choque dianteiro mais retilíneo e rente ao chassi é uma novidade, pois o modelo anterior adotava o mesmo pára-choque aposentado por nós em 1999. Os frisos seguem uma linha que se torna descontinua ao nível da placa, os faróis de neblina foram deslocados para o canto interior do pára-choque.

 

 

O Santana 3000 apresenta o mesmo interior que foi aposentado no Brasil em 1999, quando o modelo foi re-estilizado. Apliques de plástico similares à madeira foram mantidos, criando um aspecto de luxo. A novidade desse painel é o uso de tecla rotativa para acionar a lanterna e os faróis, além de uma tecla no comando central que foi adicionada.

 

 

Mesmo o painel sendo o mesmo, o grande trunfo do modelo chinês esta na qualidade do acabamento e no luxo. Os puxadores de portas com novo acabamento, alem de uma porta corpo integrado com o porta trecos. O painel de instrumentos teve seu conta-giros e velocímetro deslocado para os cantos e com suas posições invertidas. O volante é o mesmo utilizado no Passat e Golf, pois é adotado de air-bag, que é a única opção, já onde deveria existir um air-bag para o passageiro há uma disqueteira com espaço para 6 discos, facilitando sua troca. Alem dos bancos que são perfeitas poltronas perto de nossos pequenos bancos.

 

 

Até o momento não há nenhuma intenção da Volkswagen em modificar o Santana, em vista que tem sido um carro muito procurado, principalmente por taxistas devido o seu preço, espaço, consumo, manutenção barata e um ótimo motor para rodar na cidade, porém deve-se abrir os olhos pois seus adversário Astra e Corolla estão de olho nesse segmento cada vez mais, e estão conquistando novos proprietários, que deixam de adquirir um Santana por causa da sua idade, e do seu visual que não muda há 5 anos, motivo este que esta prejudicando as vendas de modelo com Vectra e Marea, que estão correndo risco de saírem de linha, se o Santana mudar sem mexer no preço, será a morte de seus concorrentes.

 

E agora Volkswagen do Brasil? Ponto para a Shangai Volkswagen...

 

(10.03.2004)
Por: Lucas Toffoli Alcino – http://www.vwsantana.com.br vwsantana@uol.com.br
Colaboração: Carlos Eduardo S. M.

 

Veja os Papéis de parede do Santana 3000

 

Fotos Oficiais do Lançamento

Santana Fährer Club - http://www.vwsantana.com.br