Motor: 

Muitos fabricantes recomendam a troca de 10 mil quilômetros ou seis meses, o que vencer primeiro, mas dependendo do uso do veículo é necessário antecipar a troca, como os carros que rodam freqüentemente em estradas de barro e que rodam muito no trânsito.  

O óleo com o tempo envelhece e perde a sua viscosidade, deixando de cumprir sua função que é de lubrificar os componentes do motor, e sem a lubrificação necessária, poderá causar sérios danos. 

Deve-se verificar periodicamente o nível, com o motor de preferência frio e com o carro nivelado, ou de 3 a 5 minutos após o motor ter sido desligado, caso tenha necessidade de ser completado, deverá ser mantido o mesmo óleo da última troca. É normal que o motor consuma óleo, dependendo do modo de dirigir o veículo.

A troca do filtro de óleo é recomendado a cada três trocas de óleo, mesmo que seja utilizado um filtro de qualidade, e limpo, e o mesmo seja eficaz na remoção de abrasivos do óleo, ele não será capaz de filtrar o óleo diluído por combustível, água ou outras fontes de contaminação liquida, que são fatores que contribuem para a degradação do óleo.

Óleos recomendados:

Viscosidades: SAE 15W40 - SAE 20W40 - SAE 20W50
Classificações: API-SF - API-SG - API-SH
Quantidade (litros)

Sem troca de filtro de óleo:

Toda linha 3,0

Com troca de filtro de óleo:

Toda linha 3,5

Transmissão:

Esse tipo de óleo dispensa a troca somente em caso de vazamento, neste caso há a necessidade de se corrigir e completar o nível.

Óleos recomendados:

Viscosidades: SAE 80
Especificações: APIGL4 ou MIL-L-2105
Quantidade (litros)

Transmissão Mecânica

1984 a 1998 2,0
Após 1999 1,8

Transmissão Automática:

Toda linha 6,0

Diferencial da Transmissão Automática:

Toda linha 0,75

Direção:

Deve-se se proceder com motor de preferência frio, ou desligado de 3 a 5 minutos, nivelado e com as rodas em linha reta. A marca deverá permanecer entre as marcas de mínima e máxima, não passando da marca do nível máximo e nem permanecer abaixo do nível mínimo.

Quantidade (litros)

Direção Mecânica:

1984 a 1998 0,115

Direção Mecânica:

1984 a 1998 0,613
Após 1999 0,800

Freios:

Os fabricantes recomendam a troca de óleo de freio a cada 20 mil quilômetros ou dois anos, mesmo que o carro não seja usado freqüentemente, o que causa a perda de suas propriedades originais, danificando todo o sitema de frenagem, causando também ferrugem nos tubos condutores, devido a sua alta capacidade de absorver água, que com cerca de dois anos, pode apresentar cerca de 30% de água.

Quantidade (litros)
Toda linha 0,370

Arrefecimento:

Com o carro frio e nivelado verifique semanalmente o nível do líquido de arrefecimento, no qual não deverá permanecer abaixo da marca inferior quando o motor estiver frio, e em casos com o motor quente, não deverá exceder o nível máximo, O correto é permanecer entre as marcas de mínimo e máximo.

É recomendado uma limpeza em todo o sistema anualmente, para que possa ser removido crostas e ferrugem dos dutos de circulação do radiador que se formam no reservatório e mangueiras. No reabastecimento, utilize uma solução de água e aditivo em uma proporção 3/2 (60% de água e 40% de aditivo). O aditivo estabiliza a temperatura da água do radiador, melhorando a performance do motor em condições extremas, tanto de frio como o de calor.

Quantidade (litros)
Transmissão Mecânica:
Sem climatizador 6,6
Com climatizador 6,9
Transmissão Automática:
Sem climatizador 6,8
Com climatizador 7,1

Lavador do pára-brisa dianteiro e traseiro:

Utilize somente água limpa ou produtos para era afinidade.

Quantidade (litros)
Pára-brisas dianteiro:
1984 a 1998 1,8
Após 1999 2,0
Pára-brisas traseiro:
1984 a 1989 1,8
A partir de 1990 1,5

Reservatório de gasolina (carros a álcool):

Fique atentos com o nível em dias mais frios, quando são mais exigidos.

Quantidade (litros)
Toda linha 1,6