principal
   artigos
   technik
   encontros
   eventos
   propagandas
   loja virtual
   fórum
   contato
   equipe
   parcerias



 

 


vai para a página inicial da volkspage
 
 

Novo Voyage

Texto: Press-Release VWB
Imagens: Divulgação VWB

Data: 25 de Setembro de 2008


A Volkswagen do Brasil está lançando o Voyage, um sedan completamente novo que assinala a entrada da marca num dos mais importantes segmentos de mercado atualmente: o dos carros três volumes com opção de motor 1.0 litro. O Voyage é um automóvel espaçoso, versátil, confortável e acessível, que foi projetado desde o princípio como um autêntico sedan, e não como um modelo derivado da versão hatch.

Concebido, planejado e desenvolvido simultanemente ao Novo Gol, o Voyage oferece as mesmas inovações tecnológicas, soluções de engenharia e excelente dirigibilidade do hatch. O carro apresenta linhas e proporções harmoniosas, que dão ao sedan um toque de requinte, esportividade e originalidade.

O modelo está disponível em quatro versões de acabamento: Voyage 1.0, Voyage 1.6, Voyage 1.6 Trend e Voyage 1.6 Comfortline, todos com quatro portas. Ele vem equipado com motores VHT (Volkswagen High Torque) 1.0 e 1.6 litro, instalados na posição transversal, que proporcionam excelente desempenho e baixo consumo, com torque elevado mesmo em baixa rotação.

O VHT 1.0 é o motor de maior torque da categoria: 10,6 kgfm (104 Nm) com álcool e 9,7 kgfm (95 Nm) com gasolina, a 3.850 rpm. A potência máxima de 76 cv (álcool) e 72 cv (gasolina), é alcançada a apenas 5.250 rpm e também é elevada diante da concorrência. Já o torque máximo do motor VHT 1.6 é de 15,6 kgfm (153 Nm) com álcool e 15,4 kgfm (151 Nm) com gasolina, a 2.500 rpm. A potência máxima, alcançada a 5.250 rpm, é de 104 cv (álcool) e 101 cv (gasolina).

No desenvolvimento do Voyage, os engenheiros empenharam-se em proporcionar ao modelo a excelente dirigibilidade e comportamento do Novo Gol. Para isso, os elementos da suspensão traseira foram recalculados e os freios receberema nova calibração e proporção de atuação dianteiro-traseiro.

O Voyage tem o porta-malas mais bem projetado da categoria, com capacidade para 480 litros, revestimento em carpete e luz de cortesia. Ele também é o único do segmento a oferecer a comodidade de um mecanismo elétrico de destravamento automático integral da tampa traseira, que pode ser acionado pela chave ou por um botão no painel. Trata-se de um sistema exclusivo, patenteado pela Volkswagen do Brasil.

Projetado para ter baixo custo de reparo em caso de colisão e preço reduzido de seguro, o Voyage obteve índice 14 no CAR Group (Cesvi Automotive Rating), situando-se entre os melhores da categoria. Segundo o indicador do Centro de Experimentação e Segurança Viária, o modelo tem características que tendem a tornar o seu conserto mais fácil, rápido e barato. Além disso, o Voyage oferece o novo imobilizador de motor Immo 4, que torna o furto praticamente impossível, e possui fechaduras das portas encapsuladas e protegidas – se forçado, o cilindro da chave gira em falso.

 

Excelente relação custo-benefício

O Voyage é o sedan que oferece a mais completa lista de opcionais de seu segmento, incluindo itens de segurança, estilo, conforto e tecnologia. Em todas as versões, o cliente pode optar por freios ABS, airbags frontais, ar-condicionado, rádio/CD player com Bluetooth e entrada USB, sistema I-System e banco traseiro rebatível, entre outros itens.

Com todos os seus recursos, o modelo apresenta uma excelente relação custo-benefício. Nesse sentido, as versões equipadas com motor 1.6 terão o mesmo posicionamento de preço que os modelos concorrentes dotados de motor 1.4, proporcionando a mesma economia de combustível, com mais potência e torque.

Em termos de perfil, o comprador do Voyage pode ser classificado como um “consumidor sensato”, que age com racionalidade, e que ao mesmo tempo já procura por um certo status. Nas clínicas realizadas pela empresa, os consumidores destacaram como principais atributos do modelo a excelente posição de dirigir; flexibilidade e funcionalidade do espaço interno; conforto e design.

O Voyage é fabricado na mesma linha de produção do Novo Gol, na unidade de Taubaté, no interior paulista. Para receber os dois produtos, a fábrica foi ampliada e modernizada, com a implantação de 308 novos robôs. Dentre as inovações tecnológicas, o maior destaque é o Sistema Framer de armação da carroceria, com sensores a laser, que posiciona e solda laterais e teto ao assoalho do veículo. Patenteada pelo Grupo Volkswagen, o sistema garante ao Voyage e ao Novo Gol ajustes com precisão de décimos de milímetro.

 

Design Harmônico

A harmonia das formas, linhas e proporções do Voyage – única em seu segmento – explica-se pelo fato de que o modelo foi concebido como um autêntico sedan da marca. O modelo também foi planejado e desenvolvido paralelamente ao Novo Gol. Segundo o gerente de Design & Package da Volkswagen do Brasil, Gerson Barone, “estudamos desde o princípio as várias possibilidades de modelos derivados da nova plataforma”.

O resultado disso é a criação de um “sedan na medida certa, com porta-malas na medida certa, sem excessos”. O design do Voyage pode ser notado por meio da elegância e da perfeição do conjunto, na medida que o carro foi pensado como um todo.

O desenho externo da frente do Voyage expressa o mesmo “ar invocado” e a mesma esportividade do Novo Gol. Mas as linhas laterais bastante longas e horizontalizadas do modelo dão a ele um toque adicional de classe, requinte e originalidade.

 

Na parte traseira, os designers buscaram dar ao modelo uma aparência larga e visualmente estável, realçando a elegância e a solidez das formas. A tampa do porta-malas em forma de “V” incorpora o logotipo da Volkswagen “flutuando” ao centro. As lanternas traseiras, retangulares e protuberantes seguem o mesmo conceito do Novo Gol.

“No design do Voyage, não há nada aleatório ou adaptado a partir de um outro carro. Todas as linhas têm harmonia e interconectividade entre elas, qualquer que seja o ângulo de observação. O carro expressa atributos como pefeição, conforto e elegância nos mínimos detalhes”, destaca Barone.

 

O modelo será ofertado nas cores sólidas branco Cristal e preto Ninja; nas metálicas prata Light, cinza Stone e cinza Vulcan; e na perolizada bege Gold. Além delas, está disponível também ao consumidor a cor de lançamento Vermelho Apple.

 

Interior

O interior do Voyage conta com características próprias, ainda que utilize as ótimas soluções de desenho, de espaço interno e de ergonomia do Novo Gol. Apresenta em seu interior cores, tecidos e materiais mais “quentes”, igualmente exclusivos e com um excelente acabamento, com foco principalmente no aconchego do habitáculo.

O painel das versões Voyage 1.0 l e Voyage 1.6 l tem a moldura central na cor “Edelstahl”, palavra em alemão que significa aço inoxidável. A mesma cor exclusiva – um tipo de “cinza quente” – também é aplicada às maçanetas internas de portas, aros das saídas de ar e da coifa, botões de comando da ventilação e ao cluster de instrumentos. Já os bancos são em “tear Crepe” na cor “Antracite/Fendy”, com detalhes em “tear Jacquard Satisfaction” no assento e no encosto, e “vinil Bison Neu” na parte de trás e laterais.

O Voyage Trend oferece no painel a mesma moldura em “Edelstahl”, mas com detalhes de acabamento interno (maçanetas internas, aros, botões etc) em “Cromo Acetinado” e cluster com o fundo preto. Os bancos também são semelhantes, com detalhes em “tear Jacquard Satisfaction” e o uso de tecidos “tear Crepe Antracite” também nas laterais e na parte de trás em lugar do vinil. A versão também apresenta como diferencial o tecido “tear Crepe” no revestimento das portas.

 

A versão mais sofisticada do modelo, o Voyage Comfortline, diferencia-se das demais por trazer materiais, cores e detalhes de acabamento exclusivos. A ilha central do painel é na cor “Warm Gray” (cinza quente), seguindo tendência dos carros de luxo da marca. Os detalhes como maçanetas internas, aros e botões têm acabamento em “Cromo Acetinado”. Os bancos têm costura decorativa e faixa central em “tear Jacquard Pride” na cor “Antracite/Fendy”, além de bolsters e apliques em tecido “América Warm Gray”. As costas e laterais dos bancos e as portas são revestidos com a mesma malharia na cor “Antracite”.

 

“Enquanto o interior do Novo Gol realça a esportividade do modelo, com cores mais frias, o interior do Voyage tem foco no requinte e no conforto, com cores mais quentes”, explica o designer Norbert Schoeberl, especialista em Color&Trim. Segundo ele, o que os dois modelos têm em comum é o uso de materiais de alta qualidade, ótima aparência e agradáveis ao toque.

 

Porta-Malas

Com capacidade de 480 litros, o porta-malas do Voyage está entre os maiores do segmento e tem o tamanho ideal em sua categoria. Atende às necessidades de transporte tanto das famílias quanto dos frotistas. Versátil e inovador, o porta-malas do modelo é o único do segmento que oferece o inédito sistema elétrico de destravamento com abertura automática da tampa traseira, acionado por controle remoto na chave ou por um botão no painel.

De acordo com Antonio Carnielli Junior, gerente-executivo de Desenvolvimento de Veículos da Volkswagen do Brasil, trata-se de um mecanismo exclusivo, que foi desenvolvido e patenteado pela Volkswagen do Brasil. “O objetivo deste dispositivo é proporcionar conforto e comodidade ao usuário que estiver, por exemplo, com as mãos ocupadas por sacolas de compras. Após ser destravada, a tampa movimenta-se totalmente e pára na posição aberta de forma suave. Algo único na sua categoria”.

 

A cobertura do compartimento de bagagem é todo acarpetado e vem com grades para alto-falantes integradas. A carroceria nesta região também já está preparada para receber alto-falantes sem a necessidade de novas furações, ambos ítens de série.

Além disso, o porta-malas do Voyage também destaca-se em seu segmento por ser inteiro revestido em carpete, por oferecer iluminação como item de série e por permitir o uso opcional do sistema “cargo net”, uma rede em tecido que faz a retenção segura da carga junto ao assoalho.

Ainda como diferencial, o porta-malas do Voyage é o mais flexível da categoria. Ele pode ser acessado a partir do habitáculo – o banco traseiro bipartido é opcional em todas as versões – e também pode ser ampliado com o rebatimento do banco traseiro em todas as versões.

O fechamento da tampa é feito por meio de um puxador integrado no revestimento interno da tampa traseira - item de série no Voyage - sem a necessidade de apoiar as mãos na superfície externa do carro, proporcionando mais conforto para o cliente.

As dobradiças da tampa do porta-malas têm uma distância de 954 mm entre elas, enquanto o espaço entre as caixas de rodas do compartimento de bagagem é de 855 mm, evitando-se assim danos a malas e outros objetos transportados.

 

Espaço interno, Conforto e Beleza

O comprador do Voyage é definido pela Volkswagen do Brasil como um “consumidor sensato”, que age com racionalidade em suas escolhas, valorizando atributos como funcionalidade e custo-benefício. É também alguém que começa a ser “guiado pela imagem” e já busca, ao mesmo tempo, conquistar um certo status por meio de seus hábitos de consumo.

“É um consumidor que já conseguiu comprar o seu primeiro carro 0 km, um modelo hatch, e que agora, na troca do produto, deseja adquirir um veículo maior”, explica Fabrício Biondo, gerente-executivo de Planejamento de Marketing da Volkswagen do Brasil. Esse cliente, um consumidor sensato, será atraído pelo excelente preço do Voyage e também pelas muitas qualidades do modelo.

Nas quatro clínicas realizadas com consumidores, as características mais elogiadas por homens e mulheres foram a beleza, o ótimo acabamento, a posição de dirigir e, sobretudo, o conforto. Na comparação com os concorrentes, os clientes destacaram o “ótimo espaço interno”, apontando como referência a altura acima da cabeça, a distância entre o banco e os joelhos e a largura do banco traseiro.

E esta percepção de espaço tem relação direta com as dimensões do Voyage, que são destaque no segmento. O modelo oferece espaço dianteiro para as pernas de 1.048 mm, espaço traseiro para os joelhos de 14 mm, espaço dianteiro para a cabeça de 986 mm, espaço traseiro para a cabeça de 948 mm, espaço dianteiro para os cotovelos de 1.375 mm e espaço traseiro para os cotovelos de 1.369 mm.

 

Acerto de Suspensão e Rigidez Estrutural

O Voyage foi desenvolvido com a melhor tecnologia mundial, em apenas dois anos e meio. Assim como o Novo Gol, o modelo foi concebido em realidade virtual, testado em túnel de vento e levado a condições extremas nos campos de provas da Volkswagen espalhados pelo mundo. Junto com o “irmão”, o carro percorreu uma severa rotina de ensaios de qualidade e de testes de durabilidade até a sua configuração definitiva.

Os dois automóveis são montados sobre uma plataforma completamente nova, desenvolvida a partir da mesma base do Polo e do Fox (PQ 24). “Incorporamos inovações que só estarão presentes na futura plataforma PQ 25 do Grupo Volkswagen”, explica Egon Feichter, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Volkswagen do Brasil.

Um dos focos da Engenharia no desenvolvimento do Voyage foi assegurar a mesma excelente dirigibilidade do Novo Gol, com os mesmos padrões de estabilidade, desempenho e frenagem. O eixo traseiro foi reforçado para garantir ao modelo o mesmo comportamento dinâmico do “irmão”, que é best-in-class em sua categoria. Com isso, a capacidade de carga líquida transportada ficou 10% maior, chegando a 440 kg.

Com suspensão reforçada, uma plataforma moderna e a ótima rigidez estrutural da carroceria, o Voyage também alcançou um conjunto de rodagem superior aos concorrentes. Como resultado, o modelo apresenta um comportamento dinâmico bastante firme e preciso, que transmite ao motorista uma excelente sensação de segurança, estabilidade e controle.

Também na frenagem, o carro tem um comportamento destacado em sua categoria. “Ele possui uma válvula reguladora de pressão nos freios traseiros sensível a carga, de modo a obter um melhor espaco de frenagem para todos os tipos de carregamentos do veículo”, afirma Kai Hohmann, gerente-executivo de Desenvolvimento de Veículos/Engenharia de Chassi.

 

Melhor desempenho da categoria

O Voyage é equipado com os novíssimos motores 1.0 VHT (Volkswagen High Torque) e 1.6 VHT da família EA 111, que proporcionam excelente desempenho e baixo consumo de combustível, com torque elevado mesmo em baixa rotação. O propulsor de 1.0 litro é o mesmo que equipa o Fox e o Novo Gol. E o motor 1.6 litro é o mesmo dos modelos Golf, Polo, Polo Sedan, Fox e CrossFox, além do Novo Gol.

O VHT 1.0 é o motor de maior torque da categoria: 10,6 kgfm (104 Nm) com álcool e 9,7 kgfm (95 Nm) com gasolina, a 3.850 rpm. A potência máxima de 76 cv (álcool) e 72 cv (gasolina) é alcançada a apenas 5.250 rpm, também é elevada diante da concorrência. Com este propulsor, o Voyage chega a velocidades máximas de 168 km/h (álcool) e 166 km/h (gasolina) e acelera de 0 a 100 km/h em 13,3 s (álcool) e 13,8 s (gasolina).

Já o torque máximo do motor VHT 1.6 é de 15,6 kgfm (153 Nm) com álcool e 15,4 kgfm (151 Nm) com gasolina, a 2.500 rpm. A potência máxima, alcançada a 5.250 rpm, é de 104 cv (álcool) e 101 cv (gasolina). Equipado com o VHT 1.6, o Voyage chega a 193 km/h (álcool) e a 191 km/h (gasolina) e sai da inércia até os 100 km/h em 9,8 s (álcool) e 10,1 s (gasolina).

 

Os números de desempenho do Voyage são bastante semelhantes aos patamares atingidos pelo Novo Gol e também posicionam o modelo como o melhor de sua categoria. Além de usarem os mesmos motores, os dois modelos também usam o mesmo macio e preciso câmbio manual MQ 200, com idêntico escalonamento de marchas.

Abastecido com gasolina, o Voyage 1.0 tem consumo de 18,6 km/l na estrada e 14,1 km/l na cidade. As versões com motor 1.6, também com gasolina, rodam 18,5 km/l na estrada e 13,1 km/l na cidade. O baixo consumo de combustível associado ao maior tanque da categoria, com 55 litros, dá ao Voyage um excelente autonomia, muito à frente da concorrência.

A diferença de peso entre os dois automóveis – o Voyage é 35 kg mais pesado que o Gol – é compensada pelo fato de que o primeiro tem melhor coeficiente de forma aerodinâmica: 0,31 contra 0,34. Isto ocorre, segundo o gerente-executivo de Desenvolvimento de Powertrain da Volkswagen do Brasil, João Alvarez Filho, por uma característica inerente à carroceria do tipo sedan, que não gera tanta turbulência em seu deslocamento quanto uma carroceria de formato hatch.

 

Quatro versões e escolha livre de opcionais

O Voyage é oferecido em quatro versões de acabamento: Voyage 1.0, Voyage 1.6, Voyage 1.6 Trend e Voyage 1.6 Comfortline.

Todas as versões oferecem como itens de série banco do motorista e cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura; controle interno dos retrovisores; hodômetro e relógio digital; console; pára-sóis com espelho; porta-luvas com tampa; farol com duplo refletor; rodas aro 14; vidros verdes; desembaçador do vidro traseiro; apoios de cabeça traseiros; porta-malas com abertura elétrica integral, iluminação e revestimento integral, entre vários outros recursos.

O sedan também conta com o novíssimo imobilizador de motor Immo 4, o mais moderno do Grupo Volkswagen, que torna o roubo do carro praticamente impossível. As fechaduras das portas do Voyage são protegidas e o cilindro da chave gira em falso se forçado do lado de fora, sem quebrar o mecanismo.

Além destes itens, a versão Voyage 1.6 Trend já vem de série também com direção hidráulica; tacômetro; chave tipo canivete e portas revestidas em tecido. A versão Comfortline adiciona ainda vidros e travas elétricos; antena de teto, amplificador de sinal e seis alto-falantes; coluna de direção com regulagem de altura e profundidade; faróis de neblina; pneus aro 15; brake light; rede porta-objetos no porta-malas; aerofólio traseiro e detalhes exclusivos de acabamento, entre vários outros itens.

Versátil, completo e acessível, o Voyage oferece a mesma diversidade e multiplicidade de opcionais de livre escolha que o Novo Gol. O cliente pode, literalmente, montar o carro conforme suas necessidades e preferências, optando de forma independente pelo conforto do ar-condicionado; pela segurança dos airbags e dos freios ABS (combinados com direção hidráulica); pela modernidade do MP3 player com Bluetooth ou pela interatividade do I-System.

O Voyage 1.0, por exemplo, ao contrário do seu principal concorrente, oferece como opção freios ABS e duplo airbag frontal. É o modelo dentro de seu segmento que oferece o mais completo número de opcionais. Com motor 1.0, o sedan da Volkswagen oferece 13 itens opcionais a mais do que o seu concorrente com maior quantidade de opcionais.

Dentre os itens exclusivos do Voyage, destacam-se o sistema de som com 6 alto-falantes; o alarme Keyless para todas as versões; o comando para rádio no volante; o banco traseiro com encosto bipartido; uma nova geração de rádios/CD/MP3 players com entrada USB, SD Card e sistema de comunicação Bluetooth; e o sistema interativo “I-System”, que reúne funções de computador de bordo, configurador e mostrador de informações.

 

Navegação integrada ao I-System e sistema de som

O Voyage já chega ao mercado oferecendo uma linha própria de acessórios da marca Volkswagen Tech, desenvolvidos especialmente para o modelo, com garantia integral. São itens que podem ser adicionados pelo cliente no momento da compra da compra do veículo, dentro da rede de concessionárias Volkswagen.

A principal inovação entre os acessórios é o novo Navegador Volkswagen Tech, que funciona de forma integrada ao I-System e ao sistema Bluetooth do som do carro por meio de conexão sem fio (wireless). Através do I-System, o usuário vê diretamente no painel do carro a direção a ser seguida no trânsito, sem a necessidade de desviar os olhos para o Navegador. Ao mesmo tempo, ele se comunica oralmente com o Navegador e recebe as orientações de direção por meio do sistema de som do veículo, sem o uso das mãos.

De acordo com o gerente de Acessórios da Volkswagen do Brasil, Décio Soares Martins, o equipamento será disponibilizado também para os modelos Novo Gol, Polo, Polo Sedan e Golf. “Queremos dar ao cliente brasileiro o acesso à melhor tecnologia automotiva mundial, em todos os segmentos de mercado”, declarou.

O Navegador, assim como os demais acessórios Volkswagen Tech, pode ser comprado junto com o carro e incluído dentro das prestações do financiamento, dentro do plano exclusivo Financiamento Total Volkswagen. O mesmo financiamento também pode embutir outros custos de aquisição e uso do carro, tais como documentação, licenciamento e seguro.

Alguns acessórios já disponíveis para o Voyage:

• Sensor de estacionamento
• Bancos em couro
• Roda de 15” de desenho próprio
• Equipamentos de áudio diversos
• Aerofólio traseiro
• Kit de direção hidráulica
• Kit de alarme
• Kit de vidros e travas elétricas
• Adesivos de coluna e de soleira
• Tapetes de assoalho
• Tapete de porta-malas
• Pedaleiras
• Porta-objetos (cinzeiro)
• Acendedor de cigarros

 

 


© 1997-2025 - Todos os direitos reservados