Passat 2.0 TSI - 3C |
Texto: Press-Release VWB
Imagens: Divulgação VWB
|
Data: 30 de Agosto de 2006 |
|
|
A Volkswagen do Brasil lança no mercado nacional os novos Passat FSI Turbo e Passat Variant FSI Turbo, equipados com câmbio automático Tiptronic de 6 marchas e motor EA-888 turboalimentado de 200 cv com injeção direta de combustível. Com os dois modelos, a marca pretende manter a liderança no segmento "B Premium", consolidando sua imagem de qualidade, inovação e sofisticação. Considerando as versões já lançadas no mercado, a Volkswagen planeja vender este ano no País o volume recorde de 1.200 unidades do Passat e do Passat Variant.
Em sua 6a geração, os novos Passat expressam níveis ainda mais elevados de tecnologia, conforto e segurança. Os dois novos modelos ganharam novo design, porta-malas maiores e novas dimensões. O Passat ficou 62 mm mais comprido, 74 mm mais largo e 10 mm mais alto. O Passat Variant ganhou 92 mm a mais de comprimento, cresceu em largura como o sedã e ficou 19 mm mais alto. Essas características já vinham sendo reconhecidas nas versões comercializadas desde o final de 2005, equipadas com motor FSI de 150 cv.
Com idade entre 30 e 55 anos, o comprador do Passat busca visibilidade social. É um consumidor classificado como "entusiasta por status" dentro da segmentação do mercado identificada pela Volkswagen por meio de estudos e pesquisas. "O Passat é um carro que atende plenamente aos objetivos deste público, que reconhece e exige a qualidade e busca no automóvel um meio de expressar seu sucesso pessoal e profissional", explica Paulo Kakinoff, diretor de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.
O ponto de partida para o sucesso dos novos Passat Turbo e Passat Variant Turbo é o próprio prestígio alcançado pelo modelo nas edições passadas. Os dois carros têm um incrível índice de 100% de satisfação do cliente, superando com folga seus concorrentes em todos os tópicos avaliados.
Motor e transmissão
Um dos componentes mais atrativos dos novos Passat Turbo e Passat Variant Turbo é o novo motor FSI 2 litros 16 válvulas turbo-alimentado, de 200 cv da linha EA-888, com injeção direta de combustível, que proporciona um excepcional desempenho aos dois modelos. Em vez de os injetores borrifarem gasolina nos coletores de admissão, o sistema de injeção direta de combustível executa a operação diretamente nas câmaras de combustão. Associado ao turbo, esse recurso proporciona a melhor combinação possível entre alto desempenho, baixo consumo e reduzida emissão de poluentes.
Com este motor, o Passat Turbo acelera de 0 a 100 km em apenas 7.8 segundos e alcança uma velocidade máxima de 230 km/h. Já o Passat Variant Turbo, com o mesmo propulsor, acelera de 0 a 100 km/h no mesmo tempo e alcança 227 km/h. O torque máximo dos dois modelos (28.4 Kfgm) é atingido com apenas 1.800 rpm, o que permite excelente elasticidade de operação. Com isso, é possível perceber a força do motor desde a primeira pisada no acelerador.
Outro ponto forte do conjunto motriz dos dois modelos é o consagrado câmbio Tiptronic de seis marchas (Aisin TF-60S - também usado no Jetta e nas outras versões do Passat), que confere às novas versões ainda mais agilidade e esportividade. O equipamento permite aos dois modelos muita rapidez e segurança nas ultrapassagens, através da opção das trocas manuais com um leve toque na alavanca, com o opcional, as versões Turbo possuem acionamento do Tiptronic através de pequenas hastes atrás do volante.
Segurança e Dirigibilidade
A carroceria do Passat possui 57% a mais de rigidez torcional que a versão anterior, o que demanda no maior valor de sua categoria (32.400 Nm/Grau). Esse benefício possibilita um comportamento dinâmico aprimorado, aliviando o trabalho das suspensões (MacPherson na frente e Four Link na traseira, ambas com braços em alumínio). Dispondo de deformação programável, a carroceria do Passat já foi amplamente aprovada. O instituto Euro NCAP, que efetua avaliações de segurança passiva no mercado europeu, concedeu cinco estrelas (maior pontuação possível) ao Passat.
Quantos aos equipamentos, Passat Turbo e Passat Variant Turbo também são referências e oferecem de série sistema de freios com ABS, controle de tração ASR, programa eletrônico de estabilidade ESP e 6 airbags (frontais, laterais e tipo cortina), além de freio eletrônico de estacionamento (freio de mão eletrônico), sistema de alarme antifurto e imobilizador eletrônico. Outra vantagem tecnológica do Passat consiste na direção Servotronic, que tem assistência elétrica e regime de funcionamento progressivo, isto é, com firmeza variável conforme o aumento da velocidade do carro. Os faróis são de xenon e direcionais, com lavador e luz estática para curvas.
Combinado com o motor potente e o câmbio extremamente ágil e preciso, todo este aparato de segurança confere aos dois modelos uma incrível sensação de segurança, conforto e prazer ao dirigir. "Qualquer seja o perfil do motorista, arrojado ou conservador, conduzir o Passat Turbo é uma das melhores experiências que alguém pode ter na direção de um automóvel", afirma o gerente executivo de Engenharia da Volkswagen do Brasil, José Loureiro.
Requintes de conforto
Além de um conjunto mecânico incomparável, os novos Passat Turbo e Passat Variant Turbo garantem acabamento interno impecável, com materiais de alta qualidade, e um generoso pacote de equipamentos e itens de conforto de série. Dentro do carro, alguns destaques são o ar-condicionado Climatronic de duas zonas, os bancos revestidos em couro, o CD Player com função MP3 e acumulador de seis discos e os bancos dianteiros com aquecimento, ajustes elétrico e função massagem.
Para facilitar a vida do motorista, o modelo traz um sensor de chuva – um sensor de refração, instalado na base do espelho retrovisor interno, que analisa a intensidade de água no pára-brisa e programa o acionamento e a velocidade do limpador. Esse mesmo dispositivo, que atua em sistema de "intranet" com o computador que comanda o ESP, executa outra função curiosa: quando começa a chover, a possibilidade de acúmulo de água nos discos de freio é logo erradicada no Passat. Os sensores “conversam” entre si e o comando ordena que as pinças aproximem-se o máximo possível dos discos, sem tocá-los, para aumentar a velocidade do ar por ali e providenciar a secagem dos discos. O motorista nem percebe nada.
Já o ALS (Automatic Light Sensor) liga as luzes do carro ao entrar em um túnel ou quando a intensidade da luz cai bruscamente, desde que o motorista selecione previamente essa função no botão de controle dos faróis. Ao ultrapassar 140 km/h ou quando está chovendo, e o sensor de chuva está ativo, a operação de acendimento automático se repete.
Outro destaque importante desta sexta geração aparece no conjunto óptico. Como parte integrante dos faróis de xenon, o Passat apresenta outro recurso inédito, o AFS: atuando em conjunto com sensores ligados ao sistema de direção, os faróis acompanham a trajetória da carroceria em curvas, eliminando aqueles pontos cegos em manobras noturnas, por exemplo, e mesmo aumentando a segurança em altas velocidades.
Esses faróis também se regulam automaticamente em função da altura da carroceria, ou seja, quando o Passat está carregado, com a traseira mais baixa, a altura do facho recompõe-se imediatamente. Detalhe: na traseira, o Passat possui lanternas do tipo LED (Light Emitting Diode), ou diodo emissor de luz, que proporciona melhor efeito estético e maior durabilidade.
O pacote de equipamentos inclui ainda Auto Hold (freio eletrônico para trânsito intenso), chave de ignição eletrônica, computador de bordo/piloto automático, retrovisor interno com antiofuscamento automático, retrovisores externos elétricos com memória, sistema auxiliar de estacionamento (dianteiro e traseiro), travamento elétrico das portas, vidros elétricos e volante de direção multifuncional (rádio e computador de bordo).
Mesmo tão completos, os dois carros ainda oferecem opcionais como: teto solar elétrico, teto solar com células solares (sensores que "percebem" a alta temperatura interna quando o carro é deixado sob o sol intenso e acionam o sistema de ventilação), rodas de liga leve "Westwood" 17", sistema de som Premium Dynaudio, além do controle do câmbio Tiptronic no volante multifuncional. O Passat Turbo e o Passat Variant Turbo têm 14 opções de cores externas, sendo três sólidas, seis metálicas e cinco perolizadas.
Preço e concorrência
O posicionamento de mercado do Passat Turbo e do Passat Variant Turbo é bastante competitivo. Embora tenha um preço na mesma faixa dos concorrentes (R$ 151.650,00), o Passat Turbo é o único a oferecer motor turbo com injeção direta de combustível e câmbio Tiptronic de 6 marchas, além de outros mimos exclusivos como memória para regulagem do banco do motorista e do retrovisor externo. Com as mesmas vantagens do sedã, o Passat Variant Turbo tem um preço igualmente competitivo para seu segmento: R$ 156.723,00.
Principais itens de série
Motor / Transmissão
· EA-888 2.0 16V Turbo / 200 cv FSI – Gasolina – Transversal
·Transmissão automática de 6 velocidades – Tiptronic - Aisin TF-60S
Exterior
·Rodas "Macau" de liga-leve 7J x 17" / pneus 235/45
·Faróis de xenon direcionais / lavador de faróis / luz estática para curvas
·Faróis e lanterna traseira de neblina
·Lanterna traseira tipo "LED"
·Frisos cromados na grade dianteira (contorno e aletas)
·Bagageiro de teto cromando (apenas Variant)
Interior
·Bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento (o do motorista com massagem e memória)
·Revestimento dos bancos em couro
·Apoio de braço entre os bancos dianteiros com porta-copos embutido
·Rádio / CD Player com acumulador de CD´s integrado, MP3 e oito alto-falantes
·Tapetes adicionais
·Luz de cortesia na região dos pés
·Pára-sol com espelho de cortesia iluminado
·Banco traseiro bipartido (apenas Variant)
·Cortina de proteção solar traseira com comando elétrico (apenas Sedan)
Segurança
·ABS / EBD / ASR / ESP
·Airbags frontais e laterais
·Airbags tipo cortina
·Freio de estacionamento eletrônico
·Sistema de alarme anti-furto e imobilizador eletrônico
·Freios a disco / dianteiros ventilados
·Direção com assistência elétrica Servotronic
Funcional
·Volante de direção multifunção (áudio / computador de bordo)
·ALS (Automatic Light Sensor)
·Auto Hold (freio eletrônico para tráfego intenso)
·Computador de bordo
·Piloto Automático
·Retrovisor interno com antiofuscamento automático
·Sensor de chuva
·Retrovisor externos elétricos com memória
·Sistema auxiliar de estacionamento dianteiro e traseiro
·Sistema de limitação de velocidade
·Ar condicionado Climatronic de 2 zonas
·Travamento elétrico das portas com sistema keyless
·Vidros elétricos
·Chave de ignição eletrônica
Opcionais
·Teto solar elétrico
·Teto solar elétrico com células solares
·Rodas "Westwood" de liga-leve 7 x 17" / pneus 235/45
·Sistema de som Premium Dynaudio
·Volante de direção multifuncional com controles do Tiptronic
·Pintura especial
·Pintura metálica
·Pintura perolizada
Ficha Técnica - EA-888 2.0 16V FSI Turbo
Combustível Gasolina
Cilindrada (cm³): 1984
Nº de cilindros: 4
Nº de válvulas por cilindro: 4
Potência líquida máxima - cv / rpm: 200 / 5100
Torque líquido máximo - Nm (kgfm) / rpm: 280 (28,4) / 1800
Posição transversal à frente do eixo dianteiro
Relação de compressão: 10,3:1
TRANSMISSÃO
Automático de 6 marchas
SUSPENSÃO
Dianteira: Independente, tipo McPherson com mola helicoidal integrada, amortecedor telescópico e barra estabilizadora
Traseira: Independente, Four Link, com braço transversal e longitudinal, mola helicoidal, amortecedor telescópico e barra estabilizadora
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento: 4.765 (Variant – 4.774)
Largura: 1.820
Altura: 1.472 (Variant – 1.517)
Distância entre-eixos: 2.709
FREIOS
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Disco sólido
Assistência: ABS / EBD
DESEMPENHO
Aceleração de 0 a 100 km/h (s): 7,8
Velocidade final (km/h): 230 (Variant – 227)
RODAS / PNEUS
Rodas: 7J x 17"
Pneus: 235/45
PORTA-MALAS
Capacidade (l): 485 (Variant – 603)
PESO (kg)
Em ordem de marcha (sem motorista): 1.463 (Variant – 1.518)
Carga útil: 607 (Variant – 632)