Passat 2.0 FSI - 3C |
Texto: Press-Release VWB
Imagens: Divulgação VWB
|
Data: 25 de Agosto de 2005 |
|
|
Menos de quatro meses após sua estréia no mercado europeu, o novo Passat faz sua estréia no mercado brasileiro com a versão Comfortline. O início das vendas está marcado para setembro, mas as concessionárias VW de todo o País já abriram lista de espera do novo topo-de-linha da montadora. Produzido na planta de Endem, na Alemanha, a 6ª geração do sedã exibe uma série de modificações visuais e tecnológicas. O design imponente e curvilíneo é composto por uma nova identidade dianteira, caracterizada pela grade do radiador cromada e estendida ao pára-choque, além da traseira mais robusta, em que se destaca o conjunto óptico formado por lanternas equipadas com tecnologia LED (diodos emissores de luz).
Com mais de 13 milhões de unidades fabricadas, o novo Passat mantém a tradição de entregar as mais avançadas tecnologias de seu tempo, marca registrada nas gerações anteriores do campeão de vendas da Volkswagen. Nesta 6ª geração, uma das novidades, totalmente inédita no mercado brasileiro, aparece sob o capô. O motor transversal, dotado do sistema de alimentação FSI (Fuel Stratified Injection), possui 2 litros de cilindrada e rende 150 cv de potência (EA-888). O recurso da "injeção direta de combustível" garante uma combinação de vanguarda para melhorar o desempenho e restringir consumo e emissões de poluentes. Para aproveitar esse desempenho, a Volkswagen equipou o novo Passat com transmissão automática Tiptronic de seis velocidades, que garante o conforto ao rodar no modo automático ou oferece uma condução mais esportiva no modo manual de troca das marchas.
Ao inovar com o novo Passat no mercado brasileiro, a estratégia da Volkswagen é clara: consolidar a liderança nas vendas do chamado segmento "B Premium", no qual as versões anteriores do modelo já obtinham enorme êxito nas vendas. O preço do Passat Comfortine 2006 é extremamente competitivo em seu segmento; R$ 124.659,00. O novo sedã chega, portanto, em condições bastante favoráveis diante de seus principais rivais (Chevrolet Omega, Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C).
Para ratificar essa superioridade, a nova geração apresenta-se com uma carroceria de dimensões maiores que a anterior. O novo Passat cresceu 62 mm no comprimento, 74 mm na largura e 10 mm na altura, além de 6 mm na distância entre-eixos. O resultado desse perfil repercute no conforto destinado aos passageiros, que ganharam um interior mais amplo e espaçoso. A capacidade do porta-malas, por exemplo, foi ampliada de 475 litros para 565 litros, a maior de sua categoria no País.
Principais inovações do novo Passat
· Motor EA-888 FSI 2.0 de 150 cv
· Rigidez torcional reforçada em 57% diante da versão anterior (32.400 Nm/grau)
· Suspensão traseira Four Link
· O maior porta-malas da categoria: 565 litros
· ESP (controle eletrônico de tração e estabilidade) de série
· Seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois "cortinas")
· Sistema auxiliar de estacionamento
· Faróis dianteiros de Xenon e traseiros de LED
· Chave de ignição eletrônica
· Volante de direção multifuncional
· Piloto automático
· Computador de bordo
· Sensor de chuva
· Ar-condicionado eletrônico programável para duas zonas de temperatura
· Sistema de áudio com 6 CDs e função MP3
· Rodas de liga leve 16" (17" opcionais)