principal
   artigos
   technik
   encontros
   eventos
   propagandas
   loja virtual
   fórum
   contato
   equipe
   parcerias



 

 


vai para a página inicial da volkspage
 
 

Passat Variant 2.0 FSI - 3C

Texto: Press-Release VWB
Imagens: Divulgação VWB

Data: 23 de Novembro de 2005

Seguindo a filosofia de oferecer ao mercado o que de melhor pode ser feito em cada segmento, o Passat Variant, referência mundial entre as stations, chega ao Brasil em sua sexta geração. Acompanhando a identidade estética do Passat, que foi lançado em outubro no País, o novo Passat Variant reúne design atraente, acabamento aprimorado e alta tecnologia na concepção mecânica. O conjunto forma uma proposta irresistível para os consumidores que valorizam conforto, prestígio e status.

A principal característica que o diferencia no mercado nacional surge no motor transversal, FSI de 2,0 litros (EA-888), o primeiro (e único) disponível no mercado brasileiro com injeção direta de combustível. Em vez de os injetores borrifarem gasolina nos coletor de admissão, o sistema executa essa operação diretamente nas câmaras de combustão. Esse recurso proporciona a melhor combinação que se conhece entre alto desempenho e baixos consumo e emissões de poluentes.

As linhas externas do novo Variant são marcantes, seguindo a identidade da montadora composta pela grade dianteira cromada em "V", que se estende até a parte inferior do pára-choque. Na traseira, o destaque vai para o conjunto ótico de grande atrativo estético. Com 4.77 metros de comprimento e 1.82 m de largura, a sexta geração do Passat Variant é 9.2 centímetros mais longo e 7.4 cm mais largo que seu antecessor.

 

A razão direta dessa ampliação das medidas externas deu-se no habitáculo, que cresceu expressivamente. Com mais espaço para ocupantes e bagagem, o novo top de linha da Volkswagen acomoda confortavelmente cinco passageiros adultos. No compartimento de carga, a capacidade foi ampliada para 603 litros (108 litros a mais do que o modelo anterior). Além da maior economia de combustível oferecida pelo motor FSI, o reservatório de combustível também foi aumentado para 70 litros.

 

"O objetivo da Volkswagen é manter a liderança no segmento chamado 'B Premium', fortalecendo a imagem de luxo e sofisticação da marca", afirma o diretor de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Paulo Sergio Kakinoff.

Com motor EA-888 2.0 16v de 150 cv de potência, o Passat Variant acelera de 0 a 100 km/h em 10.5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 205 km/h. Produzido na fábrica de Endem, na Alemanha, a versão Comfortline (a primeira a ser importada pela Volkswagen do Brasil) é equipada com transmissão de seis velocidades Tiptronic e chega ao Brasil com preço sugerido de R$129.732,00.

 

Riqueza nos detalhes

Uma das características da família Passat / Passat Variant é a grande variedade de itens de série. O conjunto de equipamentos procura garantir maior segurança, conforto e prazer ao dirigir. Merecem destaque, por exemplo, o ar-condicionado eletrônico com controles individuais para os ocupantes dos bancos dianteiros e a transmissão Tiptronic de seis marchas, que garante o recurso das trocas manuais,.

Para facilitar a vida do motorista, o modelo traz sensor de chuva – um sensor de refração, instalado na base do espelho retrovisor interno, que analisa a intensidade de água no pára-brisa e programa o acionamento e a velocidade do limpador. Esse mesmo dispositivo, que atua em sistema de "intranet" com o computador que comanda o ESP, executa outra função curiosa: quando começa a chover, a possibilidade de acúmulo de água nos discos de freio é logo erradicada. Os sensores "conversam" entre si e o comando ordena que as pinças aproximem-se o máximo possível dos discos, sem tocá-los, para aumentar a velocidade do ar por ali e providenciar a secagem dos discos. O motorista não percebe nada.

Já o ALS (Automatic Light Sensor) liga as luzes do carro ao entrar em um túnel ou quando a intensidade da luz cai bruscamente, desde que o motorista selecione previamente essa função no botão de controle dos faróis. Ao ultrapassar 140 km/h ou quando está chovendo, e o sensor de chuva está ativo, a operação de acendimento automático se repete. Outro destaque importante desta sexta geração aparece no conjunto óptico. Se vier equipado com faróis de xenon (opcionais), o Passat Variant apresenta um recurso inédito, o AFS: atuando em "contato" com sensores ligados ao sistema de direção, os faróis "acompanham" a trajetória da carroceria em curvas, eliminando aqueles pontos cegos em manobras noturnas, por exemplo, e mesmo aumentando a segurança em altas velocidades.

Esses faróis também se regulam automaticamente em função da altura da carroceria, ou seja, quando o Passat Variant está carregado – a traseira mais baixa –, a altura do facho recompõe-se imediatamente. Detalhe: na traseira, o veículo possui lanternas do tipo LED (Light Emitting Diode), ou diodo emissor de luz, que proporciona melhor efeito estético e maior durabilidade.

 

O Passat também proporciona muito conforto aos seus ocupantes. Os bancos têm ajuste elétrico lombar e de encosto de série. Já as regulagens elétricas de altura e distância são opcionais. Seu CD-player conta com acumulador interno para seis discos também e lê MP3. Esse sistema de áudio ainda é composto por dez alto-falantes. Seu porta-malas, um dos maiores da categoria, tem capacidade de bagagem para 603 litros. Uma curiosidade do modelo é a presença de um porta guarda-chuva na porta do motorista.

 

Na hora de dar a partida no motor, entretanto, surge outra inovação do modelo: a chave eletrônica, que elimina a necessidade de introdução de um corpo metálico em um miolo tradicional. Para ligar ou desligar o motor, desde que a chave esteja alojada em seu nicho, o motorista do Passat só precisa dar um leve toque na chave, empurrando-a contra o painel.

Sem contar outras inovações da station de luxo da Volkswagen, outra que merece atenção é a função Auto Hold. Através de uma tecla posicionada no console central, ao lado da alavanca do câmbio Tiptronic, o motorista pode descansar o pé do freio em um tráfego mais intenso. Explica-se: ao acionar o Auto Hold, o veículo fica freado automaticamente, mesmo em subidas ou descidas, sem que haja necessidade de colocar o câmbio em "Parking".

Ele "percebe" que o carro está parado e aciona as pinças de freio, garantindo uma boa dose de comodidade para quem dirige. Caso o motorista recoste o pé no acelerador, o sistema é destravado. Por questão de segurança, o Auto Hold só funciona quando as portas estão fechadas e o cinto de segurança, afivelado.




© 1997-2025 - Todos os direitos reservados