Reestilização - Golf IV GTI |
Texto: Press-Release VWB
Imagens: Divulgação VWB
|
Data: 26 de Março de 2007 |
|
|
O Golf GTI 1.8 turbo de 20 válvulas tornou-se ainda mais apimentado, reafirmando sua condição de carro esportivo mais potente e veloz fabricado no Brasil.
Os engenheiros da Volkswagen do Brasil reprogramaram a unidade de comando do motor (ECU), que controla a válvula Waste-Gate, para que o propulsor desenvolva maior rendimento com o uso de combustíveis de alta octanagem.
A nova programação aumentou a pressão do turbocompressor, com impacto direto no comportamento do motor. Maior pressão significa maior densidade do ar admitido pelos cilindros e também maior quantidade de combustível que pode ser injetada, mantendo uma relação ar-combustível constante.
Isso se traduz em maior energia dissipada na combustão, maior temperatura de combustão, maior pressão na câmara, maior força sobre os pistões e, finalmente, maior momento de força (torque) no eixo virabrequim.
Com a nova calibragem, a potência do Golf GTI saltou de 180 cv para 193 cv, e o torque subiu de 235 Nm para 250 Nm. Com todo este poder de fogo, o modelo agora acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7.5 segundos e alcança velocidade máxima de 231 km/h (na versão anterior, chegava aos 227 km/h).
Para a versão GTI, é oferecida opcionalmente a transmissão automática Tiptronic de 5 velocidades, que proporciona ao motorista duas opções de uso: como uma transmissão automática convencional, com a alavanca de câmbio no canal esquerdo, ou como uma transmissão semi-automática seqüencial, movendo-se a alavanca de câmbio para o lado direito. Nesta condição, o motorista faz as mudanças de marcha na própria alavanca (com toques para a frente ou para trás), realizando uma condução mais esportiva.
Rápido para acelerar, o Golf GTI também é extremamente preciso e seguro na hora da frenagem. Além do freio a disco nas quatro rodas (comum a todas as versões), ele traz de série freios com dispositivo antitravamento das rodas (ABS), sistema de distribuição eletrônica da força de frenagem (EDB), controle eletrônico de estabilidade (ESP), travamento eletrônico do diferencial (EDL) e controle eletrônico de tração (ASR).
Para a segurança dos ocupantes, o Novo Golf GTI também dispõe de duplo airbag frontal "full-size" e airbags laterais como equipamento básico de série, além do airbag de cabeça como opcional.
Esportividade nos mínimos detalhes
Por fora, ele tem limpador de pára-brisa com sensor de chuva, faróis dianteiros e lanternas traseiras com máscara escurecida, coluna B preta, novo spoiler traseiro na cor do veículo, insertos em alumínio com o logo GTI na soleiras das portas dianteiras, ponteira de escapamento dupla cromada, logo GTI na grade do radiador e na tampa traseira, faróis de neblina e rodas de liga leve de 16" (polida) ou 17" (opcional, com pinças do freio em vermelho). Também como opcional ele oferece teto solar.
Por dentro, ele traz um novo volante de três raios com formato esportivo (semelhante ao do Golf V), novo cluster de instrumentos com iluminação branca e detalhes em alumínio, novo console com porta-copos, retrovisor com sistema anti-ofuscamento automático, novos bancos dianteiros com formato esportivo e ajuste lombar, novo rádio CD player Double Din com função MP3, detalhes em alumínio no painel e nos puxadores das portas, alavanca de freio revestida em couro, pedaleira esportiva com apoio de ré em alumínio, nova manopla de câmbio esportiva e tapetes adicionais em carpete.