principal
   artigos
   technik
   encontros
   eventos
   propagandas
   loja virtual
   fórum
   contato
   equipe
   parcerias



 

 


vai para a página inicial da volkspage
 
 

Bora

Texto: Press-Release VWB
Imagens: Divulgação VWB

Data: 25 de Setembro de 2000

 

Em dezembro, a Volkswagen do Brasil agregará um vigoroso reforço à sua linha de produtos ao lançar o Bora, sedã médio com identidade própria, quatro portas, três volumes, e que impõe um novo padrão de classe e requinte. Só no ano passado, o Bora vendeu 370 mil unidades em todo o mundo, das quais 130 mil nos Estados Unidos, onde é o Volkswagen mais vendido.

 

Além de compor o mix de produtos da Volkswagen, o Bora trará uma contribuição adicional, pois permitirá manter o comércio de veículos da marca entre o Brasil e o México. A importação do Bora permitirá que, em 2001, a balança comercial da empresa seja mais equilibrada, com a exportação de 40 mil unidades contra 12.204 importadas do México. Os modelos brasileiros exportados para o México são os das famílias Gol e Golf.

 

Entre o Golf e o Passat

"Vivemos em uma época em que a diferenciação entre os modelos depende cada vez mais de fatores subjetivos e intangíveis, como estilo, personalidade e carisma, além da alta tecnologia, itens que o Bora tem de sobra", afirma o vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen, Miguel Carlos Barone.

Além disso, o Bora importado do México – onde é produzido com o mesmo padrão de qualidade de Wolfsburg, na Alemanha - terá um preço bastante atraente em relação a seus concorrentes no segmento dos sedãs médios. Na linha Volkswagen, ocupará o espaço entre o Golf e o Passat.

A silhueta do Bora, que sugere dinamismo e elegância, segue a mesma escola de design do Passat, New Bettle e outros recentes modelos,. São linhas limpas, prevalecendo a o formato arredonado na região do teto, diferenciadas pelos salientes vincos do capô e o exclusivo conjunto ótico frontal com lentes de policarbonato e duplo refletor. As largas bitolas com rodas de 15 polegadas e pneus 195/65, assim como os pára-choques envolventes e as caixas de roda de formato ousado, reforçam uma sensação de potência.

 

Com exceção dos EUA, Canadá e México, onde é vendido com o nome de Jetta (quarta geração), no restante do mundo, incluindo China e a maioria dos países europeus, adotam o nome Bora, o mesmo de um vento que sopra no Mar Adriático, na Dalmácia.

 

México, EUA e Inglaterra premiam o Bora

Ano passado, com a marca Jetta, o Bora foi eleito o "Carro do Ano" no México pela principal revista local, a Automovil Panamericano, sendo considerado o melhor em sua categoria nos itens de satisfação do motorista, economia, espaço, visibilidade e relação custo/benefício.

Nos Estados Unidos, recebeu o prêmio "Total Quality Index 2000 - TQI", em pesquisa com 41.000 compradores de carros 0 km, realizada pela empresa norte-americana Strategic Vision Inc, de San Diego, na Califórnia. Os aspectos mais elogiados do carro foram a dirigibilidade, a confiabilidade e o acabamento interno.

Também foi o primeiro na lista do "Guia dos Bons Carros" da revista especializada inglesa Auto Express, ao vencer 49 outros veículos de diferentes categorias. Os carros foram avaliados sob cinco aspectos: motor, diâmetro de giro, interior, porta-malas e troca de pneus. O Bora somou 80 pontos contra 75 do segundo colocado.

Entre outros destaques da avaliação da revista, um perito em ergonomia considerou o Bora como o automóvel que oferece "a melhor posição ao volante e tem o melhor design de interior entre os carros de tamanho médio."

No Brasil, o VW Bora estará disponível em duas versões – Bora 2.0 e Bora Comfortline 2.0, ambas com um motor de 2 litros, de 116 cv, também usado no Golf e no New Beetle. Este motor é conhecido por suas características de confiabilidade, bom desempenho, torque elevado em ampla faixa de uso e fácil manutenção. O câmbio é manual, de cinco velocidades, e, nas duas versões, tem a opção de câmbio automático, com quatro velocidades e gerenciamento eletrônico.

 

Um carro para as condições brasileiras

Com ênfase na segurança, o Bora reúne o melhor do Golf e do Passat. Sua carroceria tem zonas de deformação programadas e elevada rigidez estrutural. Apresenta excelente estabilidade dinâmica, resultado de elevados padrões de qualidade e modernos processos de produção, que incluem solda a laser e carroceria totalmente zincada, o que lhe permite oferecer 12 anos de garantia contra corrosão perfurativa.

Além do elevado nível de rigidez do conjunto, colunas, portas e soleiras têm reforços integrados, para maior proteção dos ocupantes em caso de choques laterais. As crianças também foram lembradas: sob o banco traseiro, dos dois lados, há pontos rigidamente presos à carroceria para fixar assentos infantis, que não precisam ser afivelados ao cinto de segurança.

Adequadas às condições brasileiras, as suspensões do Bora foram desenvolvidas para ampliar o conforto de marcha e a estabilidade. Na frente, é do tipo MacPherson, com eixo estrutural e braços duplos triangulares. Atrás, com eixo de torção, molas e amortecedores montados separadamente - além de ampliar o espaço útil do porta malas, esse sistema reduz a transferência para a cabine do ruído de rolagem dos pneus.

Molas e amortecedores têm suportes hidráulicos que tornam o rodar suave, enquanto as barras estabilizadoras dianteira e traseira evitam o balanço excessivo da carroceria, melhoram a resposta do carro em curvas e contribuem para a dirigibilidade esportiva.

O Bora tem freio a disco de série nas quatro rodas - os dianteiros são ventilados. O sistema anti-bloqueio (ABS) e os distribuidores eletrônicos de pressão de freagem (EBD) são de série na versão Comfortline e opcionais no Bora 2.0.

Com motor 2.0 de 116 cv e transmissão mecânica, acelera de 0 a 100 km/h em 10.5 segundos e alcança a velocidade máxima de 195 km/h. O Bora é especialmente gostoso de dirigir porque os 17 kgmf de torque do motor estão disponíveis já a partir de 2.200 rpm, o que permite maior agilidade em todas as faixas de rotação.

O motor do Bora tem cabeçote de fluxo cruzado, novos princípios de pulverização de combustível e de preparação de mistura, além de um sistema de ignição de alta tensão com bobinas de faísca dupla, uma tecnologia que contribui para reduzir o consumo de combustível e para a baixa emissão de poluentes. Na cidade, percorre 9.1 km/l e, na estrada, 16.1 km/l.

 

Conforto com segurança e funcionalidade

Internamente, o Bora oferece um ambiente espaçoso, que prima pela bom acabamento. Conta com mostradores de fácil leitura, iluminação na cor azul e teclas e controles ergonomicamente posicionados, facilitando o manuseio sem desviar a atenção do condutor. Um elemento de elegância e funcionalidade de seu painel são as aletas de ventilação, tipo persiana.

A capacidade de 455 litros do compartimento de bagagem pode ser ampliada rebatendo-se o banco traseiro, que tem encostos divididos em seções de 1/3 e 2/3. Outro item de conforto e segurança é o volante de direção regulável em altura e profundidade.

Na versão Comfortline, o banco traseiro tem três encostos para cabeça e um terceiro cinto de segurança de três pontos. Além disso, frente a seus concorrentes, oferece em suas duas versões de acabamento uma lista de equipamentos de série bastante completa, com vários itens de conforto e conveniência, que inclui:

- Direção hidráulica;
- Retrovisores, maçanetas e frisos laterais da cor do carro;
- Bancos dianteiros com regulagem de altura;
- Espelhos de cortesia com iluminação;
- Tampas do bocal de combustível e do porta-malas com abertura interna;
- Portas com trava elétrica por controle remoto;
- Luzes de leitura;
- Indicador de portas abertas; e
- Preparação para som com quatro alto-falantes e quatro tweeters.

No aspecto segurança, além de reforços estruturais contra impactos frontais e laterais, o Bora vem equipado de série com imobilizador eletrônico de ignição, cintos de segurança com pré-tensionadores, alarme antifurto, cilindros das portas e ignição de giro livre, terceira luz de freio e freios a disco nas quatro rodas.

Tendo em vista esse nível de equipamento, a lista de opcionais do Bora é bastante simples:

- Ar-condicionado;
- Retrovisores externos com acionamento elétrico e aquecimento;
- Vidros com levantador elétrico;
- Rádio/toca-fitas com controles para CD changer;
- Freios ABS com sistema de distribuição de pressão (EBD);
- Airbags frontais com barra de proteção para os joelhos;
- Câmbio automático de quatro velocidades, com gerenciador eletrônico;
- Indicador de desgaste de pastilha de freio.

Na versão Comfortline 2.0, o VW Bora oferece como opcional apenas o câmbio automático de quatro velocidades com gerenciador eletrônico, pois, que incorpora todos os outros itens anteriormente citados.

O Bora é disponível nas cores externas sólidas preto Ninja, branco Polar e vermelho Tornado; na metálica prata Nepal e, nas perolizadas, verde Oceano, verde Brunei e azul Naval. A versão 2.0 tem revestimento interno em tecido Beans preto; o Comfortline em Horizont preto.

 

Assistência técnica e peças de reposição

No Brasil, o Bora terá a mesma ampla cobertura de assistência técnica oferecida aos demais modelos Volkswagen e, mesmo importado, toda a rede de concessionários está preparada para atender seus proprietários, pois o carro usa a mesma plataforma do Golf produzido em São José dos Pinhais.

Ferramentas, equipamentos e tempos de serviços são praticamente os mesmos do Golf nacional. A rede autorizada Volkswagen já tem cerca de 1.500 itens específicos do Bora, além das peças comuns ao modelo Golf, que chegam a aproximadamente 60%.

Estará disponível para os consumidores uma linha exclusiva de acessórios importados. Entre os principais, destacam-se rack de teto, porta-bicicletas, porta-pranchas de surf/windsurf, cadeiras infantis, jogo de tapetes em tecido, bandeja de borracha para o porta-malas, empunhadura da alavanca de câmbio em alumínio ou madeira, CD Changer, CD Player e cortina traseira de proteção solar.

 

FICHA TÉCNICA

Motor:

Dianteiro, transversal
Injeção multiponto e catalisador.
Quatro cilindros em linha
Cilindrada (cm3) 1.984
Diâmetro/curso (mm) 82.5 x 92.8
Taxa de compressão 10.5:1
Potência máxima (cv [kW]/rpm) 116 [85]/5.200
Torque máximo (kgfm [Nm]/rpm) 17.3 [170]/2.200

Transmissão:

Manual, de cinco marchas.
Automática, de quatro marchas (opcional).
Tração dianteira.

Relações de marcha:

Manual
1.Marcha: 3.78:1
2.Marcha: 2.12:1
3.Marcha: 1.35:1
4.Marcha: 1.03:1
5.Marcha: 0.84:1
Ré: 3.06:1
Diferencial 4.24:1

Automático
1.Marcha: 2.71:1
2.Marcha: 1.44:1
3.Marcha: 1.00:1
4.Marcha: 0.74:1
Ré: 2.88:1
Diferencial 4.43:1

Rodas e pneus:
Rodas: 6J x 15", aço (alumínio modelo "Avus" no Comfortline)
Pneus: 195/65 R 15"

Direção:
Hidráulica, de pinhão e cremalheira, com coluna absorvente de energia. Diâmetro de giro: 10.9 metros.

Suspensão:
Dianteira: Independente, do tipo MacPherson, com braços triangulares transversais, amortecedores pressurizados de dupla ação, molas helicoidais e barra estabilizadora.
Traseira: Interdependente, com braços longitudinais, amortecedores pressurizados de dupla ação, molas helicoidais e barra estabilizadora.

Freios:
A disco nas quatro rodas, sendo os dianteiros ventilados, com ABS/EBD na versão Comfortline. Sistema hidráulico, com dois circuitos em diagonal.

Desempenho

Manual
0 a 100 km/h (s): 10.5
Velocidade máxima (km/h): 195

Automático
0 a 100 km/h (s): 11.9
Velocidade máxima (km/h): 192

Consumo:

Manual
Cidade (km/l): 9.1
Estrada (km/l): 16.1

Automático
Cidade (km/l): 7.7
Estrada (km/l): 14.5

Pesos:
Em ordem de marcha (manual) (kg): 1.294
Em ordem de marcha (automático)(kg) 1.324

Capacidades:
Tanque de combustível (l) 55
Porta-malas (l) 455
Com o encosto rebaixado (l) 785

Dimensões externas
Comprimento (mm) 4.376
Largura (mm) 1.739
Altura (mm) 1.437
Bitola dianteira (mm) 1.515
Bitota traseira (mm) 1.495
Distância entre eixos (mm) 2.512

 

 


© 1997-2024 - Todos os direitos reservados