principal
   artigos
   technik
   encontros
   eventos
   propagandas
   loja virtual
   fórum
   contato
   equipe
   parcerias



 

 


vai para a página inicial da volkspage
 
 

Passat 3C - Variant

Edição: Ignacio Montanha
Imagens: Divulgação VW

Data: 20 de Junho de 2006

 

Na quinta geração do Passat Variant, os fatores design e praticidade surgem combinados numa forma única, com soluções e conceitos inovadores capazes de seduzir os mais exigentes comsumidores. Há 43 anos o termo Variant é usado e se tornando marca registrada das peruas da Volkswagen. O primeiro uso do termo "Variant" ocorreu para a perua "Type 1500" em 1965.

- Variant "Type 1500"

 

- Passat Variant 3C - tração dianteira

 

-Passat Variant - tração Integral 4Motion

 

Equipamento

O modelo está disponível em quatro níveis de equipamento: Trendline, Confortline, Highline e Sportline. Mesmo na versão base Trendline, o equipamento de série é extremamente completo, incluindo, controle de estabilidade (ESP), ar-condicionado semi-automático (Climatic), oito airbags, rodas de 16 polegadas, computador de bordo, faróis de neblina, tomada de 230V, rádio com leitor de CD, travas elétricas com comando à distância, freio-de-mão eletrônico com "Auto-hold", direção eletro-mecânica, partida do motor por botão, iluminação com leds nos piscas e luzes traseiras, pisca-alerta automático em frenagem de emergência, barras de teto, superfície de carga integral e bancos traseiros bi-partidos rebatíveis assimetricamente.

 

Quando encomendado com engate de reboque, o Passat Variant vem equipado de série com o sistema elétrico de estabilização para reboque, esta importante inovação ajuda a neutralizar as oscilações produzidas, especialmente pelos trailers.

 

Propulsores

 

Estão disponíveis propulsores de 4 a 6 cilindros, aspirado e turbo com potências entre os 115 a 250 cv. Todas as motorizações à gasolina ou diesel são equipadas com injeção direta, e respeitam a norma de emissões Euro 4. O motor diesel base conta com caixa manual de cinco velocidades, enquanto os outros motores recorrem a cambios manuais de seis marchas, também a transmissão DSG (opcional) possui seis marchas. Um dos motores mais recentes a serem integrados na linha, foram o 2.0 16v TDI de 170 cv, com injeção de tecnologia Piezo e filtro de partículas, o 2.0 16v TFSI à gasolina sobrealimentado com 200cv, além do V6 3.2 FSi com 250cv.

 

Linhas atraentes e inspiradas

Neste veículo, a funcionalidade não vem só, a estética também é marcada por um design muito bem elaborado, formando um conjunto atraente e original.

 

Novas dimensões

As dimensões são outro fator de atração, com 4.77 metros de comprimento e 1.82 m de largura, o novo modelo é 9.2 cm mais longo e 7.4 cm mais largo que seu antecessor. Apesar de parecer mais baixa que o modelo da quarta geração, é, na verdade, 1.9 cm mais alta (1.52 m, incluindo as barras de teto montadas de série em todas as versões).

 

A expansão em comprimento, largura e altura significa mais espaço para bagagem e ocupantes, com isso, o volume do compartimento de carga, medido até à altura das janelas é de 603 litros (incluindo os 90 litros do compartimento do estepe), 108 litros maior que no modelo anterior, e a capacidade total é de 1731 litros (mais 131 litros); o volume do tanque de combustível foi aumentado de 62 para 70 litros e também está preparado para transportar mais peso que o seu antecessor: 638 kg (mais 43 kg).

 

Para facilitar ao máximo o acesso ao porta-malas e operações de carga e descarga, a tampa traseira abre a uma altura total de 2.06 metros, com a base do porta-malas a apenas 62 cm de distância do solo. No habitáculo, o espaço para a cabeça alcança os 83 cm. A zona mais larga no porta-malas mede 1.3 metros e a zona mais estreita mede 1.13 metros. Com os bancos traseiros rebatidos (rebatimento 1/3 e 2/3 de série), o comprimento no compartimento de carga é de 1.96 metros. O rebatimento das costas e dos assentos dos bancos traseiros é fácil de ser executado, levando apenas alguns segundos. Na versão Confortline e opcional no Trendline, o rebatimento do banco dianteiro do passageiro, permite transportar objetos até 2.9 metros de comprimento.

 

Tecnologia

- Novos bancos infantis integrados estão disponíveis opcionalmente. Nestes dispositivos, os suportes laterais podem ser ajustados em altura e as chamadas almofadas passam a estar integradas nas estruturas dos encostos de cabeça. Os novos bancos oferecem mais apoio lateral, reforçando o conforto e a segurança.

 

- Piloto automático com controle de distância de frenagem. Opcionalmente pode ser equipado com o sistema de controle de velocidade automático, este sistema utiliza um radar para monitorizar o trânsito que segue à frente do veículo, assegurando, assim, não só a definição automática de uma distância de segurança, como também a diminuição da distância de frenagem, quando os freios são acionados preventivamente. Esta função de controle da distância de frenagem consiste na terceira grande revolução nos sistemas de ajuda ao motorista (depois do ABS e do ESP), ajudando a evitar acidentes graves. Este dispositivo apenas está disponível em combinação com transmissão automática.

 

- O nivelamento automático do eixo traseiro otimiza o conforto e a segurança. O sistema foi concebido para o Passat Variant e está disponível opcionalmente em todas as versões (exceto quando equipadas com suspensão esportiva). Os componentes individuais deste sistema autonivelante hidro-pneumático foram desenhados como partes integrantes dos amortecedores, não sendo necessário criar espaços próprios para a sua instalação.

 

- O novo sistema de transporte de bicicletas é semelhante aos sistemas montados sobre o engate de reboque, contudo, este não exige o esforço adicional da montagem, uma vez que a fixação é feita através de dois pinos existentes no pára-choques. Esta solução, apesar de simples, é extremamente rápida e fácil de utilizar, além de garantir toda a segurança, e mesmo com o suporte de bicicletas montado, permite a abertura da tampa do porta-malas sem qualquer problema..

 

- Sistema de organização de bagagem, especialmente concebido para este modelo, compreende duas calhas posicionadas em cada lado do espaço de carga. Estas calhas podem ser usadas para fixar cintas de aperto, uma calha telescópica e a rede de fixação.

 

- Sistema elétrico de abertura e fechamento da tampa do porta-malas, o motor que aciona este dispositivo é extremamente compacto e está alojado na área do teto. Graças a este sistema, o ângulo e a altura da abertura da tampa do porta-malas são infinitamente variáveis.

 

Além dos sistemas já mencionados, o Passat Variant recorre a uma rica e sofisticada tecnologia herdada do sedan, assim, em opção ou em série, independente dos mercados e versões, o pacote de alta tecnologia do Passat Variant compreende, entre outros elementos, sistema de bloqueio das portas por controle remoto e de partida do motor sem chave "Keyless", instalação especial de celular com interface Bluetooth, sistema de navegação com DVD, sistema de som VW com 250 Watts, sistema de som "Dynaudio" com 600 Watts, tomada de 230 V "euro-socket", faróis bi-xenon direcionais, sistema de monitoriração da pressão dos pneus, teto solar elétrico e ar condicionado automático com regulagem digital em duas zonas (Climatronic) com função de ventilação indireta.

 

Dos 14 milhões de Passat produzidos até maio de 2006, 4.3 milhões eram Variant.

Tal como o Sedan, a Variant partilhando das mesmas principais qualidades, é considerada referência do segmento das peruas médias européias, e nesta quinta geração nota-se maior personalidade graças ao design melhor elaborado, se tornando um atrativo a mais, sem é claro se esquecer da funcionalidade e espaço proporcionados com seus 4.77 metros de comprimento, tornando o maior e mais espaçoso modelo de seu segmento.

No Brasil, a Variant segunda geração (Quantum) foi fabricada de 1985 a 2001, mas desde 1991, o modelo alemão que já estava na terceira geração, começou a ser importado pela VW do Brasil, e após duas gerações, o modelo goza da mesma reputação do Passat no mercado nacional, com a vantagem de ser mais prático.

Os valores no Brasil são:

Básico: R$ 129.700.00
Completo: R$ 168.800.00



© 1997-2024 - Todos os direitos reservados