principal
   artigos
   technik
   encontros
   eventos
   propagandas
   loja virtual
   fórum
   contato
   equipe
   parcerias



 

 


vai para a página inicial da volkspage
 
 

Passat 3C - Sedan

Edição: Ignacio Montanha
Imagens: Divulgação VW

Data: 20 de Julho de 2006

 

Ao longo dos últimos 32 anos, o Passat tem acompanhado a evolução do automóvel, representando com eficácia a qualidade do produto alemão, e a filosofia de construção dos automóveis Volkswagen. As marcas deixadas pelo Passat são visíveis em muitos modelos atualmente, como a definição das dimensões, mecânicas sofisticadas e eficientes, como os motores TDI, FSI e TFSI, preocupação com a segurança como o ABS e o ESP e outros, além da minúcia na qualidade de construção, como a carroceria galvanizada, o acabamento interno e externo rigorosos, entre outros detalhes que serão citados ao longo deste artigo.

- Tração Dianteira

 

- Tração Integral 4Motion

 

Nesta quinta geração, todas as características que sempre ajudaram a definir o modelo como: a elevada qualidade de construção, a elegância e a eficácia dinâmica; apresentam-se agora num estágio evoluído. No entanto, a equipe de desenvolvimento não deixou de lado uma certa dose de inspiração, assumindo sem compromissos, a combinação entre funcionalidade, design e ergonomia.

 

Propulsores disponíveis

 

Os motores movidos a gasolina disponíveis são: 1.6 16v com 115cv, 2.0 16v com 150cv, 2.0 16v Turbo com 200cv e V6 (VR6) 3.2 24v com 250cv, todos dotados da tecnologia de injeção direta de combustível FSI. Nos EUA está disponível também o VR6 3.6 de 280cv.

Motores TDI: 1.9 8v e 2.0 16v, sobrealimentados por turbocompressor, disponibilizando potências entre 105 a 170 cv, os novos TDI cumprem a norma de controle de emissões "Euro 4 " e possuem novas velas de incandescência que diminuem a emissão de partículas e facilitam a partida à frio.

Transmissões: 5 marchas no 1.9 TDI e 6 velocidades em todas as outras verões, incluindo as transmissões DSG, Tiptronic e Automático convencional.

 

Suspensões

A suspensão traseira possui quatro braços "four-link", é acusticamente isolada da carroceria, combinado com o esquema macpherson do eixo dianteiro, dotado de elementos em alumínio especificamente concebidos para o Passat e garantem os máximos padrões de agilidade, conforto e segurança. A evolução do comportamento é complementada pelo controle de estabilidade ESP compatível com reboque, um sistema montado de série em todas as versões dotadas de engate para reboque de fábrica. Além das vantagens já conhecidas, esta nova geração do ESP consegue detectar variações na estabilidade do veículo rebocado, intervindo imediatamente para solucionar a situação, recorrendo ao motor e freios.

 

Sistema de limpeza de discos de freio

O sistema de freios do novo Passat é um dos mais sofisticados de sua categoria. Todas as versões contam com discos ventilados dianteiros de 16" polegadas, o que confere um elevado poder de frenagem, desde a versão de entrada como na variante de 200 cv, a versão V6 4Motion de 250cv e V6 3.6 280cv contam com um "upgrade" sistema de freios, tornando-os ainda mais eficientes.

Uma importante novidade no sistema de freios, consiste na adoção do dispositivo de secagem / limpeza dos discos de freio. Este sistema funciona como uma espécie de "limpador" para os freios, eliminando a película de água que tende a formar-se nos discos como durante uma chuva. Nesta situação, o "limpador de discos" funciona automaticamente a cada cinco minutos, fazendo os freios atuarem numa pressão mínima e imperceptível para o condutor, sendo ela apenas suficiente para secar os discos.

 

Monitoração da pressão dos pneus "run flat"

Dois dos melhores exemplos dos novos padrões de segurança e conforto do Passat 3C são o sistema de monitorização da pressão dos pneus (RDK) e pneus dotados de características de utilização de emergência. Cada roda está equipada com sensores que transmitem os dados para a chamada unidade de controle (KSG). Se ocorrer um desvio significativo em relação aos valores de pressão pré-programados no sistema (pressão normal ou máxima), o condutor é avisado através de uma mensagem no painel de instrumentos. Os sensores funcionam numa variação de temperatura entre os -40ºC e os +150ºC e não exigem qualquer tipo de manutenção durante dez anos.

 

Os pneus de 16 polegadas com construção auto-suporte (SST / Run Flat) possuem paredes reforçadas que permitem que o veículo continue a ser dirigido, com total segurança, mesmo que a pressão de um ou mais pneus estiver abaixo do recomendado ou se um ou mais pneus murcharem por completo. Estas perdas de pressão são praticamente imperceptíveis devido às características construção desses pneus, o conjunto de Pneus SST vem equipado de série com o sistema de monitorização da pressão dos pneus.

 

Freio de mão eletro-mecânico (EPB)

O Passat é o primeiro veiculo de seu segmento a dispor de um freio-de-mão eletro-mecânico acionado por botão, graças ao sistema eletrônico e às ligações que formam este sistema, foi possível adicionar novas funções, incluindo o dispositivo de frenagem de emergência, controle de arrancada e um sistema automático de imobilização do veículo, que permite estar parado num semáforo sem necessidade de utilizar os freios.

A função DAA permite arrancar suavemente em qualquer situação, pois anula o tradicional recuo do veículo até que se atinja o ponto da embreagem. O DAA entra ação assim que o torque de propulsão (arrancada) é superior ao torque de reversão (recuo).

 

Outra útil inovação reside na chamada função de auto-imobilização (Auto-hold); esta função, ativada por um botão situado junto ao câmbio, destina-se à momentos em que o veículo ficar imóvel por poucos instantes, como acontece nas paradas de semáforo. Neste caso, o freio de mão torna-se automaticamente ativo, com a pressão dos freios totalmente aplicada, evitando que o veículo avance ou recue, até o momento em que o pedal do acelerador seja pressionado, liberando automaticamente o veículo.

 

Controle central das portas e Ignição

 

O sistema "Keyless", à semelhança do Phaeton e do Touareg, está sendo utilizado no Passat, sendo o terceiro modelo da Volkswagen a dispor de um sistema sem chave para o controle de travas de portas e partida do motor. O funcionamento se baseia a partir de sinais transmitidos a partir do cartão que a pessoa transporta num bolso do vestuário. Esses sinais são reconhecidos pelos sensores colocados no veículo e basta tocar numa dos maçanetas das portas para que o controle central as abra. O sistema também desativa automaticamente o imobilizador do motor e o alarme, bastando, depois, pressionar um botão para colocar o motor em funcionamento. Para trancar o veículo basta tocar em qualquer uma das maçanetas das portas.

 

Piloto-automático auto-adaptativo (ACC)

Como no Phaeton, este sistema é acionado por um comando individual na coluna de direção, com o piloto automático acionado, o Passat é automaticamente freiado e mantido numa velocidade programada assim que é atingida uma distância pré-definida de segurança em relação ao veículo da frente; quando a estrada volta a estar livre, o veículo acelera retoma a velocidade previamente programada. Além de muito conveniente, o sistema de controle de velocidade auto-adaptativo (ACC) proporciona sem dúvida uma condução mais segura.

 

Navegação, DVD e sistema de som Dynaudio

O novo Passat dispõe de novos e diversos sistemas Rádio / CD e Rádio / Navegação DVD, com potências de saída entre os 40 a 600 watts e comandos a partir do volante multifunções. Dois destes sistemas são particularmente sofisticados e de qualidade excepcional.

O sistema de navegação RNS MFD2-DVD e o rádio/CD RCD 500, ambos top-de-linha, podem ser opcionalmente combinados, com o novo sistema de som da Volkswagen de 250 watts ou com o Dynaudio 600 watts especialmente desenvolvido para o veículo.

Este sistema Dynaudio, cujo fabricante dinamarquês é conhecido pela qualidade dos seus produtos, oferece um sistema de som não existente em outro modelo da sua classe. Todos os detalhes foram exaustivamente estudados e testados, com destaque para o design e a instalação das 10 saídas de som (colunas), com especificações projetadas de acordo com as características acústicas do Passat.

 

Ar-condicionado duas zonas com ventilação indireta

 

Além do sistema Climatic, de série na versão Trendline, o Passat conta também com um sistema de ar-condicionado com canais independentes (regulagem motorista / passageiro) com ventilação indireta; é disponível como equipamento de série no Confortline e no Highline.

 

- Interior: Vários equipamentos, combinações de tons e materiais disponíveis

 

- Bancos elétricos com 12 regulagens, 3 memórias e encostos de cabeça ativos.

 

Faróis direcionais e luzes traseiras com leds

Comparativamente ao modelo anterior, o sistema de iluminação do novo Passat apresenta uma grande evolução. Os faróis bi-xenon auto-ajustáveis proporcionam melhor visibilidade à longa distância, mas a maior inovação consiste na adoção de luzes direcionais nos faróis dianteiros. Este sistema permite que a luz emanada dos faróis sigam os movimentos da direção, até um ângulo de 15º graus, permitindo, iluminar corretamente o caminho como em curvas por exemplo. O sistema de iluminação dianteira inclui ainda luzes de sinalização laterais, alinhadas a cerca de 35º graus em relação ao eixo do veículo, este tipo de iluminação é muito útil no que respeita ao reforço da visibilidade do veículo por parte dos outros veículos, principalmente em cruzamentos e entroncamentos.

Utilizado inicialmente pelo Phaeton, pela primeira vez no Passat são utilizados diodos emissores de luz (LED) nos piscas situados nos retrovisores exteriores e nas lanternas traseiras. A grande vantagem dos leds face às lâmpadas convencionais consiste na rapidez de atuação, longevidade e menor consumo de energia.

 

Reação da Imprensa e modelo no Brasil

A imprensa especializada européia recebeu muito bem o modelo, é certo que houveram algumas críticas, apesar de continuar a ser referência na categoria no segmento médio europeu, ainda está aquém dos modelos premium de dimensões semelhantes, aos quais o Passat pretende competir. O acabamento interno, foi considerado ligeiramente inferior à geração anterior, devido ao maior uso de plásticos rígidos; porém, o que se percebe são mais elogios que críticas.

O grande trunfo do modelo é o sucesso comercial, pois após 14 milhões de unidades produzidas, ainda continua garantindo a liderança em alguns países, como Alemanha, França e Espanha; mostrando à todos que o modelo ainda possui fôlego de sobra e uma imagem consolidada no mercado.

No Brasil o Passat possui uma longa história, as duas primeiras gerações foram produzidas por aqui e em 1991 em sua terceira geração passou a ser importada oficialmente, convivendo no mercado com a segunda geração até 2006 quando o Santana parou de ser fabricado, o Passat considerando um veículo importado cujo preço e custo de manutenção mais elevado, conseguiu se tornar um produto sólido no mercado, possuindo uma boa procura no mercado de usados e uma baixa desvalorização em relação aos concorrentes estrangeiros disponíveis no Brasil.

Atualmente em sua quinta geração, o Passat continua sendo disponível em nosso país, dispondo no momento, apenas o motor 2.0 16v FSi.

Valores no Brasil:

Básico: R$ 124.600.00
Completo: R$ 163.800,00

 



© 1997-2024 - Todos os direitos reservados