Styling |
Texto: Ignacio Montanha / Felipe Bitu
Colaboração: Daniel Erwin Schmidt
|
Data: 24 de Maio de 2004 |
|
|
Styling ou estilização, são apenas modificações visuais também conhecidas como personalização ou customização, visando adaptar o veículo aos gosto do proprietário, que podem ter ligação com o tuning, quando os spoilers têm sua função comprovada, ou ser apenas customização quando são feitos a esmo, sem comprovação de aumento de eficiência.
Podemos citar vários exemplos de acessórios de estilização, como faróis, rodas, lanternas, grades, manopla de cambio, volante, tapetes, apliques de painel, pintura de interior, pintura de pinças de freio e por aí vai...
- Existem várias tendências de estilo, iremos citar algumas abaixo:
German Look, que tem inspiração nos veículos de competição, evitando os supérfluos.
Swiss Look, é semelhante ao German Look, a não ser pela adição de frisos e peças cromadas
Asian ou RicerLook, com a predominância do chamado “ground effect” através de spoilers, além do uso de adesivos, pinturas externas e até internas, o visual é sempre carregado.
Reafirmamos que o único intuito é informar sobre o que é tuning e o que não é, permitindo que vocês mesmos façam essa diferenciação ao invés de ficar apenas lendo algumas publicações que sequer conhecem a origem dessa expressão que virou febre, possibilitando a interpretação pessoal, pois muitas vezes as informações são passadas sem dar importância a certas coisas como a própria História nos mostra, e que foram e são primordiais.
Para concluir não podemos esquecer de um detalhe de suma importância para quem acha que o texto é radical, tanto o tuning, quanto o styling, ou seja, tanto a preparação quanto a customização podem estar ligados, mas nunca serão a mesma coisa, pois também podem ser feitos de maneira separada. Para facilitar o entendimento abaixo algumas imagens:
Tuning - Preparação
VW Passat Variant Syncro 5 cilindros 2.2 Turbo |
|
|
|
|
|
|
Styling (Sem modificações mecânicas voltadas à melhora da performance)
Styling + Tuning - Personalização + Preparação
E com o Velozes e Furiosos 2, a confusão aumentou mais ainda, voltando àquela questão de poder monetário no Brasil, muitas vezes somos surpreendidos nas ruas por aberrações, perfeitas gambiarras, produtos sem nenhuma preocupação com o básico, que é a segurança ativa e passiva.
Logicamente não podemos generalizar como se tudo produzido aqui fosse ruim, pois existem muitos acessórios, tanto para tuning quanto para styling, com preços acessíveis e com qualidade garantida. Mas com dinheiro sobrando a opção logicamente recairia sobre os acessórios estrangeiros. Não foi só no Brasil que houve essa confusão, ocorreu no Mundo todo e até nos países europeus que foram o berço da afinação.
Finalizando tudo isso, separamos uns filmes de verdade e não mais um sucesso momentâneo de Hollywood, recomendamos que façam o download do vídeo. Vídeos que mostram tudo o que Velozes e Furiosos tenta transparecer, mas com realismo puro com muito ronco de motor, o cantar dos pneus, um lugar legal para acelerar, isso é o que realmente interessa aos aficionados por automóveis como nós da VolksPage.
“ Reality beats fiction by far”
C'etait un Rendesvouz - Ferrari 275 GTB (Getaway in Paris - O precursor)
Getaway in Stockholm 1 - Porsche 911 (964) Turbo
Getaway in Stockholm 2 - Ford Escort RS Cosworth x Toyota Supra