Texto:  Ignacio Montanha Teixeira Marques 
 Fotos:
Lucas Alcino

 Data: 22/07/2003

 

É com prazer que a VolksPage apresenta as primeiras fotos oficiais do tão esperado Golf V antes de toda a imprensa nacional e a grande parte da internacional. Quando fizemos a "premiére" da Parati 2003, algumas pessoas da imprensa, não quiseram nos dar espaço, queriam apenas as fotos nos dando um crédito mínimo, foi uma luta para conseguir que colocassem até o nome da página e o link. Mas mudando de assunto...

- Agora em sua quinta geração o Golf, que já superou até o Fusca, ultrapassando a marca 22 milhões de unidades produzidas e o sucesso continua. É um dos lançamentos mais esperados do ano e a apresentação será realizada em setembro no Salão Internacional de Frankfurt. Na nova geração a grande diferença reside na variante de 2 portas, que tem um desenho específico voltado à esportividade, com uma altura menor da carroceria e soluções estéticas diferenciadas e mais agressivas; o 4 portas como pôde ser notado pelas fotos, recebeu uma maior altura seguindo a tendência atual dos hatches se aproximarem dos monovolumes, em busca de maior espaço e comodidade interna. A solução de carrocerias específicas não é nova, já foi adotada no Fiat Bravo/Brava, Stilo 2p e 4p e Peugeot 307, que é o único comercializado no Brasil nas duas versões.

 

O Golf V utiliza a nova plataforma estreada no VW Touran, conhecida internamente como PQ 35, que significa "Plataforma que utiliza motores transversais, Série três (acima do Lupo e Polo) e 5ª Geração". O modelo 4 portas cresceu em torno de 57mm em comprimento (4204mm), 24mm em largura (1759 mm) e 39mm em altura (1438mm). O espaço interno que era um dos grandes problemas do Golf IV, foi melhorado, com um aumento de 65mm para as pernas dos passageiros traseiros e 24mm de largura na parte traseira para os ombros, o porta-malas agora dispõe de 347 litros de capacidade. A rigidez torcional chega a ser quase 80% superior à geração anterior do Golf e superior a todos os atuais concorrentes.

 

O modelo, coloca em prática a subida para o segmento "premium", mas ainda em transição, essa mudança está sendo concretizada pelos modelos Phaeton e Touareg; para isso contará com um série de detalhes que o diferenciarão de seus concorrentes, como os vidros mais espessos para a redução do nível de ruído interno; seis airbags + ESP + ABS de série, os frontais têm abertura em duplo estágio, conforme a severidade da colisão; finalmente o ar-condicionado Climatronic passou a ser "duas zonas", permitindo a regulagem de temperaturas diferentes para o motorista e passageiro; vários tipos de transmissão como, automática (conversor de torque), CVT Multitronic, câmbios manuais de 5 e 6 marchas e também o DSG (Direct GearShift), a mais nova tecnologia desenvolvida pela VW, para se ter uma idéia, o tempo de passagem de marcha do câmbio DSG é de 0.08 segundo, enquanto no SMG da BMW e o F1 da Ferrari, a mesma operação leva em torno de 0.8 segundo; além de muitos outros equipamentos posteriormente divulgados pela marca. Após o lançamento, o modelo será disponível primeiramente com 2 e 4 portas e em três níveis de equipamento: Trendline, Comfortline e Sportline. O modelo não será mais fabricado no Brasil.

 

Ainda não dispomos de imagens do interior, mas segundo os boatos, será semelhante ao do Touran (foto abaixo)

 

Uma das grandes novidades é o abandono do eixo de torção, o grande responsável por comportamento saltitante em piso degradado, corriqueiro em solo nacional; como no Touran e no novo A3, a suspensão traseira passa a ser Multilink, a direção recebeu a assistência eletromecânica progressiva, ainda serão disponíveis apenas modelos com tração dianteira e a partir de 2004, a tração tração integral já estará disponível, continuará sendo 4motion com a embreagem multidisco Haldex de acionamento eletrohidráulico, à cargo do software desenvolvido pela Steyr-Püch.

 

No capítulo mecânico, a novidade são os motores 2.0 16v TDi, que serão lançados em 2004, substituindo aos poucos as unidades 1.9 8v TDi. Inicialmente serão disponíveis apenas 4 motores, mas no inicio do próximo ano surgirão novos propulsores, 2 FSi, 1 SDi (diesel aspirado) e os mais potentes da linha.

Gasolina Diesel
1.4 de 75cv e 1.6 FSi de 115cv 1.9 TDi 105 e 140cv

 

Ainda falando sobre a motorização, existirão muitas novidades, algumas fontes citam o 2.5 V6 com 180cv, mas sinceramente acho mais provável a instalação do novo 5 cilindros em linha TDi e também o 2.0 20v Turbo com 250cv para equipar a versão GTi e também 3.2 VR6 Turbo com a potência em torno de 300cv. Em todo caso, não serão poucos, pois a gama de propulsores da linha Golf sempre foi muito extensa. Espero que a quinta geração continue a saga de um dos modelos de maior sucesso de todos os tempos, mas infelizmente cada vez mais distante do poder de compra dos brasileiros, ainda mais agora só será disponível através de importação.