Passat - 35i, 3B e 3BG - 1996 a 2003 |
Texto: Ignacio Montanha
Fotos: Divulgação VW
Edição: Ignacio Montanha
|
Data: 24 de Julho de 2003 |
|
|
- Em novembro de 1993 foi lançado o que a Volkswagen o considera como quarta geração do Passat, mas na verdade ocorreu uma reestilização, o veículos recebeu piscas mais pronunciados (apenas funcionais nos modelos US spec); novo desenho na traseira; as modificações também se estenderam para o interior e a mecânica e novamente grade dianteira estava presente, detalhe que havia causado polêmica na "encarnação" anterior. Existe o fato de que o desenho dos piscas e faróis, foram inspirados no Logus/Pointer que tiveram o desenho desenvolvido pelos estúdios Ghia em Turim e finalizados pela Volkswagen do Brasil, a dupla nacional agradou muito os alemães. O Passat foi o primeiro veículo de passeio a usar um motor turbodiesel de injeção direta (TDi), primeiramente com 90 e depois 110cv, o motor mais potente utilizado foi VR6 2.9 com 190cv exclusivo dessa geração e apenas disponível com tração Syncro. Em 1996 a produção era encerrada com 690 mil unidades vendidas.
Bancos dianteiros na posição mínima |
Bancos dianteiros na posição máxima |
|
|
- A quarta geração (a VW considera como quinta), novamente voltou a partilhar a plataforma e a disposição longitudinal com modelos Audi, mais especificamente a plataforma do o A4/A6, foi lançado em setembro de 1997. Deixou de utilizar o motor VR6 para usar o V6 30 válvulas de origem Audi, o que confundiu muitas especializadas nacionais que publicaram em várias oportunidades que o modelo era equipado com o VR6; apenas foi disponível o motor VR5, que depois foi renomeado para V5, como a tração integral primeiramente denominada como Syncro e depois com a mudança da política de nomenclaturas foi mudado para 4motion, que voltava ao sistemas por três diferenciais (Torsen). Depois de muitas horas no túnel de vento "lapidando" as linhas da carroceria, as versões básicas do sedã e variant conseguiram atingir um respeitável Cx. de 0.27 e 0.30 respectivamente. Devido as linhas semelhantes com os irmãos ricos (Audi), os críticos costumavam chamá-lo de Passaudi.
- Em 2001 o modelo foi reestilizado, trazendo um certo apelo para suas linhas que antes eram discretas até demais, mas as mudanças não ficaram apenas no plano estético, pois as bitolas dianteiras e traseiras foram aumentadas, a suspensão recebeu nova afinação, melhorando ainda mais o comportamento da sofisticada suspensão dianteira multilink; o interior recebeu algumas alterações mais discretas e os alguns propulsores tiveram as potências aumentada das, inclusive no Passat que foi disponibilizado o primeiro motor 8 cilindros da Volkswagen, com disposição em W e 275 cavalos. O modelo se mantêm no mercado até os dias atuais, mas a ponto de ser substituído, pois a próxima geração já se encontra em fase de conclusão.