Conceito New Beetle Dune |
Texto e Edição: Ignacio Montanha
Imagens: Divulgação VW |
Data: 2000 |
|
|
Apresentado no Salão de Los Angeles em 2000, o New Beetle Dune é claramente inspirados nos antigos Baja-Bug surgidos na Califórnia nos anos 70, e que fizeram sucesso no mundo todo.
Facilmente nota-se a procedência norte-americana no desenho do Dune, com a predominância dos cromados no exterior e as rodas com o mesmo acabamento; o conceito foi desenvolvido no Centro de Design VW de Simi Valley - Califórnia.
Voltado também à uma utilização fora de estrada, existe uma série de detalhes exteriores, interiores e mecânicos que o diferenciam do New Beetle "comum".
No interior, existe a semelhança ao New Beetle comume, foi apenas caracterizado de acordo com a proposta aventureira, com detalhes em alumínio e revestimento em couro bicolor e o teto removível é de plástico, leve e fácil de ser removido.
O Dune Bug originalmente possui 4 lugares individuais, mas os bancos traseiros podem ser dobrados, ficando um espaço plano considerável para bagagem.
Na dianteira do veículo as principais modificações foram a grade do radiador, que recebeu um aplique em alumínio polido; os indicadores de direção mudaram de lugar e o monobloco foi reforçado para suportar as exigências de uma utilização fora-de- estrada.
Na traseira o que mais chama atenção é outro aplique em alumínio polido, com duas saídas de escape centrais como no Fusca e novas lanternas, com lentes lisas e refletores de superfície complexa.
As rodas cromadas em aro 18", com 6 raios marcam o visual e são calçadas com pneus 235/55; os arcos das caixas de roda foram aumentados para permitir além das rodas e pneus de maiores dimensões, o maior curso da suspensão, que possui bolsas de ar no lugar de molas, permitindo a regulagem da altura do veículo em três diferentes estágios. O estribo em grafite fosco e garante a proteção da lateral contra raspões comuns em percursos fora-de-estrada.
O motor escolhido foi o 2.3 V5, utilizado na Europa no Golf, Bora e Passat; é derivado do VR6, basicamente com um cilindro a menos. Esse propulsor foi escolhido devido ao maior torque, item necessário para quem pratica off-road. O motor tem potência máxima 150 cv, o câmbio possui 6 marchas e a tração é integral 4Motion.